Pesquisadores japoneses criam robô humanoide que transpira

Por Redação | em 22.10.2016 às 13h30

rob

Quando falamos em progressos da robótica, o Japão continua na vanguarda desta indústria, em grande parte, devido a milhões de ienes no governo e o investimento do setor. Quase todos os dias há notícias de novos autômatos que foram lançados e novidades no setor.

De todos os países desenvolvidos, o Japão detém o recorde de ter os robôs mais avançados do setor industrial. A mais nova engenhoca desenvolvida por uma equipe de pesquisadores do JSK Lab da Universidade de Tóquio é um robô humanoide que transpira.

A criação foi projetada para solucionar, de uma forma mais barata, um dos maiores desafios com os robôs: o calor, que começa a afetar a performance se não for dissipado corretamente. Existem diversos sistemas de resfriamento ativo que podem resolver esse problema ao bombear um líquido frio por meio de veias e artérias artificiais, mas costumam ser muito caros (sem dizer que são pesados).

A transpiração (água desionizada) escorre pelos 108 motores do Kengoro, resfriando-os por meio da evaporação. Embora não seja tão efetivo quanto os sistemas de resfriamento ativos, o suor permite que o robô faça flexões por 11 minutos sem superaquecer. E ele consegue funcionar durante metade de um dia só com um copo d’água.

O Kengoro, é claro, não tem pele. Ele sua por seus ossos, uma alternativa bem inteligente e inquietante de se imaginar. O esqueleto dele é feito por sinterização a laser, um processo similar à impressão 3D que permite moldar metais de várias densidades em formas complexas. Canais feitos de um alumínio menos denso são colocados na estrutura do robô e agem como uma esponja, retendo a água e certificando que o “suor” caia nos motores, em vez de cair no chão.

Confira o desempenho do robô Kengoro no vídeo abaixo:

Fonte: IEEE Spectrum

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome