No futuro, os robôs serão capazes de reagirem à dor

Por Redação | em 28.05.2016 às 13h32

Sistema nervoso artificial

Pesquisadores alemães querem encontrar maneiras de fazer com que os robôs reajam à dor. A ideia é encontrar uma solução para que eles possam proteger os humanos de forma segura. A equipe responsável da Leibniz University of Hannover está trabalhando na criação de um sistema nervoso artificial que vai, literalmente, ensinar os robôs a sentir dor.

O projeto foi apresentado na última semana em uma conferência de automação robótica na Suécia. Esse sistema nervoso artificial vai fazer com que os robôs identifiquem a dor e possam responder o mais rápido possível, de maneira a evitar maiores danos às suas peças.

Um dos pesquisadores, Johannes Kuehn, declarou que ativar o reflexo à dor nos robôs pode ajudar a reduzir os danos da mesma maneira que a sensação de dor faz para proteger o corpo humano. "A dor é um sistema de proteção para nós," disse Kuehn, "Quando evitamos a fonte da dor, isso nos ajuda a não se machucar." Com mais e mais robôs trabalhando em conjunto com humanos, no futuro, o sistema pode ajudar até a prevenir acidentes potencialmente perigosos.

A equipe de pesquisadores já conseguiu desenvolveu um protótipo capaz de controlar os reflexos. O sistema funciona com um sensor táctil na ponta dos dedos, capaz de perceber as mudanças de temperatura e pressão. O modelo é baseado na maneira que a mão humana reage à dor, e inclui até um tecido robótico especial inspirado na pele humana, responsável por revestir toda a estrutura.

Se a força aplicada nos sensores excede o limite, o sistema se encarrega de enviar sinais repetitivos de aletras ao robô — da mesma maneira que nosso sistema nervoso envia os sinais quando sentimos algum tipo de dor. O sistema ainda é capaz de classificar a dor em diferentes níveis: leve, moderado ousevera, o que faz com que o robô reaja proporcionalmente a cada nível de dor de forma diferente. Confira o protótipo em funcionamento no vídeo abaixo:

Via: The Verge

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome