Museu virtual preserva a memória de sons de tecnologias que não utilizamos mais

Por Redação | em 14.02.2016 às 15h15

eletrônicos antigos

Você se lembra de como era o barulho de inicialização dos computadores com Windows 95? Ou ainda, como eram os sons emitidos por um videocassete? Para não deixar essas memórias morrerem com o tempo e o avanço da tecnologia, o norte-americano Brendan Chilcutt criou o The Museum Of Endangered Sounds, um museu virtual dedicado aos sons tecnológicos de programas e equipamentos que já se tornaram obsoletos.

Museum of Endangered Sounds

“Imagine um mundo em que nós nunca mais ouviremos a sinfonia de inicialização do Windows 95. Imagine gerações de crianças que desconhecem os ruídos de uma antiga televisão de tubo”, contempla Chilcutt no site do projeto, que, apesar de ainda reunir um acervo pequeno de ruídos tecnológicos, traz velhas e boas lembranças.

Entre elas, podemos lembrar como era o som de uma caixa registradora, ou ainda ter aquele gostinho de ouvir novamente os barulhinhos do Tamagotchi  o “bichinho virtual”. Outros sons dos quais certamente não sentimos saudades também estão no acervo, como o irritante barulho de uma conexão discada ou ainda o escândalo de uma impressora matricial.

E qual o som favorito do criador do museu? No site, ele conta que gosta muito do ruído mecânico da operação de uma fita VHS sendo “engolida” pelo videocassete, especificamente o modelo HR-7100 da JVC, que foi lançado nos Estados Unidos em 1983. “É um som maravilhosamente complexo. Mas, com o streaming tornando-se cada vez mais comum, é muito provável que o mundo não volte a escutar as máquinas antigas como a HR-7100”, disse.

JVC HR-7100O HR-7100, videocassete da JVC lançado em 1983 (Reprodução: Divulgação)

Confira esses e outros sons do nosso passado recente aqui.

Fonte: BBC Brasil

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome