Já pensou em um usar um Game Boy para controlar um drone?

Por Redação | em 23.08.2016 às 09h59

Game Boy Drone

Sabe aquele seu Game Boy velho que está guardado há anos dentro de uma gaveta? Pois ele pode ganhar nova vida. E não estamos falando de um rompante saudosista com Pokémon e Tetris, mas de algo realmente impressionante. Afinal, já imaginou controlar um drone utilizando o velho console de bolso da Nintendo? Parece loucura, mas é o tipo de coisa que alguém já arranjou um jeito de fazer.

Na verdade, trata-se de uma grande gambiarra que faz com que o drone reconheça os comandos feitos no portátil. Construído pelo especialista francês Gautier Hattenberger, o truque é fazer com que o Game Boy se transforme literalmente em um joystick para a aeronave sem que fosse precisa mexer nas configurações do videogame em si. Para isso, ele criou todo um esquema para traduzir os botões do sistema em sinais enviados ao drone em si.

De acordo com Hattenberger, a ideia surgiu após encontrar o console na casa dos seus pais. Sabendo que ninguém nunca tinha feito algo assim até então, ele começou a pesquisar maneiras de programar o Game Boy para que ele funcionasse para o fim desejado. Como o hardware é bastante simples — afinal, estamos falando de algo construído no final dos anos 1980 —, ele não tinha muito com o que trabalhar ali, então utilizou o mesmo cabo Game Link que a gente usava para trocar Pokémon para fazer uma conexão com um Arduino. A plataforma serviu como uma ponte que ligava o console da Nintendo a uma plataforma que enviava os sinais a um receptor em seu notebook.

Como dito, trata-se de uma enorme gambiarra. Ao pressionar os poucos botões do Game Boy, o Arduino faz a leitura e envia para o FTDI, que emite esse sinal já reinterpretado para o laptop de Hattenberger. A partir disso, o computador envia o sinal para o drone, um modelo Parrot AR Drone 2, sem qualquer complicação. Embora pareça um processo complicado, o funcionamento é bastante simples e com um tempo de resposta praticamente nulo. Tanto que o autor trouxe um vídeo no qual mostra como tudo isso funciona, provando que o drone responde muito bem às ordens dadas no portátil.

Para quem ficou interessado, o responsável pelo truque liberou todas as ferramentas necessárias para a programação. Como todos os ajustes foram feitos com base em uma plataforma de código aberto chamada Paparazzi UAV, toda a configuração feita por Hattenberger pode ser reproduzida na sua casa. É claro que é preciso do mínimo de conhecimento e dos equipamentos exigidos, mas é o tipo de coisa que qualquer pessoa consegue fazer com apenas um pouco de esforço. E o melhor de tudo é que isso não põe em risco seu Game Boy, já que ele não passa por nenhuma alteração em seus componentes. Levando em conta que o videogame já é uma raridade, correr o risco de danificá-lo seria loucura.

Via: Paparazzi UAV, Slash Gear

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome