Corte chinesa abre transmissão de julgamentos em site

Por Redação | em 03.10.2016 às 10h36

China julgamento

O governo chinês implementou um sistema online para a população acompanhar ao vivo os julgamentos realizados nas cortes do país, uma medida para tornar os processos judiciários mais transparentes. As sessões vão desde julgamentos de divórcio até assassinatos.

As audiências podem ser assistidas pelo site tingshen.court.gov.cn, com a possibilidade de ver algumas delas ao vivo e outras em streaming de sessões previamente gravadas. O internauta pode selecionar a província onde os julgamentos estão acontecendo. Além disso, é possível ver quantas sessões já foram exibidas em cada tribunal e rever algumas delas. 

Segundo o presidente da Suprema Corte Popular da China, Zhou Qiang, a decisão em transmitir parte de suas sessões judiciárias garante ao cidadão o direito de supervisionar estes processos e ter acesso às informações. Além disso, esse meio "sem filtros" pode informar melhor o cidadão, sem a interferência da mídia local, controlada pelo Estado.

Em um país com uma administração vista como fechada, esta mudança pode ser vista como algo representativo. Mesmo assim, não são todos os julgamentos que ficam abertos para visualização. Alguns casos mais sensíveis, como processos políticos, permanecem confidenciais.

Para alguns advogados do país, a mudança é bem-vinda, pois aumenta o compromisso dos advogados e juízes em fazer um melhor trabalho, evitando a manipulação de resultados. Outro acham que é uma invasão de privacidade, que pode manchar a reputação de pessoas que cometeram delitos menores.

Mesmo assim, nem todas as províncias chinesas aderiram ao novo modelo. Jiangsu e Guangdong, perto de Hong Kong, são pioneiras, mas o Tibete, Xinjiang e outras áreas mais remotas ainda não fazem suas transmissões.

Fonte: BBC

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome