Google e Ibram disponibilizam mais de mil obras no Google Arts & Culture

Por Redação | em 31.05.2017 às 14h45

[Ex-voto da] Batalha dos Guararapes

A partir desta quarta-feira (31), as coleções de cinco museus que são gerenciados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) estão disponíveis no Google Arts & Culture. Serão mais de 1.300 obras de arte no total, com 18 exposições virtuais.

As obras selecionadas fazem parte do acervo digitalizado do Museu Lasar Segall, Museu Histórico Nacional, Museus Castro Maya, Museu Nacional de Belas Artes e Museu Imperial. Entre elas, uma foto da família imperial na varanda da casa da princesa Isabel em Petrópolis, registrada por Otto Hess, e as jóias, pinturas e carta de Dom Pedro I a seu pai, quando anunciou a independência do Brasil.

O projeto marca o primeiro passo do Ibram para disponibilizar na internet algumas das maiores riquezas culturais do nosso país, e o instituto é responsável por 30 museus espalhados pelo Brasil. Com a colaboração entre o Ibram e o Google, a história da nossa arte pode ser levada a um número ainda maior de pessoas, não somente brasileiros como indivíduos de todo o mundo.

A primeira fase do projeto inclui a exibição virtual de 450 obras, que foram capturadas com a Art Camera do Google - uma câmera especial capaz de digitalizar obras de arte com uma resolução incrível, revelando detalhes que podem passar despercebidos ao observá-las a olho nu.

Para quem ainda não conhece, o Google Arts & Culture é uma plataforma do gigante da internet que disponibiliza os maiores tesouros artísticos do mundo na internet, com acesso gratuito e mundial. Confira o site do projeto!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome