Bill Gates recomenda cinco livros para seus seguidores no YouTube

Por Redação | em 22.05.2016 às 08h06

livros recomendados por Bill Gates

O vídeo da vez do The Gates Notes - canal que Bill Gates mantém no YouTube - é sua tradicional recomendação anual de livros para serem devorados nas férias de verão dos Estados Unidos (período em que é inverno aqui no Brasil). 

O cofundador da Microsoft indicou aos seus seguidores cinco obras que leu recentemente e disse ter gostado bastante. Com temáticas variadas, contando com as costumeiras matemática e ciência, os cinco livros escolhidos pelo homem mais rico do mundo foram selecionados porque o fizeram pensar de maneira diferente e, por isso, valem a leitura. Confira a lista:

“Seveneves”

Escrita por Neal Stephenson, a obra de sci-fi traz uma história em que a Lua explode repentinamente, deixando os humanos em pânico aqui na Terra. Após a explosão, uma chuva de meteoros atinge nossa atmosfera e, então, o mundo se vê obrigado a se unir para tentar sobreviver ao acidente cosmológico.

Seveneves

Gates escolheu este livro para constar na relação porque ele tem detalhes extremamente específicos sobre tecnologia espacial e, segundo o magnata, o livro de ficção científica foi o primeiro do tipo que ele leu em mais de dez anos. A obra, contudo, ainda não foi traduzida para o português.

“O Poder do Pensamento Matemático”

O título original desse livro, que foi lançado no Brasil pela editora Zahar, é “How Not to be Wrong”. Nele, o leitor tem uma explicação sobre como a matemática influencia no nosso cotidiano sem que isso seja percebido pela maioria das pessoas. 

O Poder do Pensamento Matemático

Para ilustrar, o autor Jordan Ellenberg pega situações comuns do dia a dia e, nelas, insere diversos tipos de conhecimento matemático que possam estar envolvidos, utilizando uma linguagem acessível ao público geral.

“The Vital Question”

Outra obra que ainda não foi lançada no Brasil, este livro de Nick Lane diz que, se todos entendêssemos o funcionamento da energia, seríamos capazes de compreender coisas incríveis como a origem da vida e a complexidade das coisas que fazem parte da nossa existência.

The Vital Question

O autor faz algumas especulações intrigantes, como a possibilidade de as mitocôndrias celulares terem um papel crucial no combate a diversos tipos de câncer.

“The Power to Compete”

Mais um livro que infelizmente ainda não foi traduzido para o português, esta obra, escrita por Ryoichi Mikitani e Hiroshi Mikitani, mostra um diálogo entre os autores, um economista e outro empresário. O pai - já falecido - conversa com seu filho sobre a realidade do mercado empresarial japonês na década de 1980 e como as grandes corporações da época no país perderam espaço para os concorrentes da China e Coréia do Sul.

The Power to Compete

Apesar de Bill Gates dizer que não concorda totalmente com todos os pontos de vista exibidos no livro, o empresário acredita que a obra apresenta “uma visão inteligente do futuro de um país fascinante” - o Japão.

“Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”

Lançado no Brasil pela editora L&PM, este livro de Yuval Noah Harari, cujo título original é "Sapiens: A Brief History of Humankind", trata-se de uma leitura curta em que o autor faz um apanhado da história da humanidade, apontando como as tecnologias atuais - como as inteligências artificiais e a engenharia genética - moldarão a nossa existência no futuro.

Uma Breve História da Humanidade

Fonte: YouTube/The Gates Notes

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome