Empresa do grupo Airbus planeja avião sem janelas e com Starbucks a bordo

Por Redação | em 16.01.2017 às 15h00

Airbus Transpose

A A3 (que se pronuncia A Cubed), empresa do grupo Airbus com sede no Vale do Silício, está trabalhando em um novo projeto de avião sem uma visão direta para o céu: sem janelas e com diversos serviços a bordo. Chamado Transpose, o projeto busca repensar o conceito das cabines tradicionais, fabricando uma estrutura flexível que possa ser moldada de acordo com os voos e interesses dos passageiros.

O conceito é o mesmo utilizado nos trens, em que cabines e carrinhos de café podem ser acionados ou removidos. De acordo com o portal da CNN, a companhia imagina um Starbucks, dormitórios com beliches, área de jogos para crianças, academia, spa e até mesmo um cinema em suas aeronaves.

O objetivo é não ter que criar um avião totalmente novo, pois isso custaria no mínimo US$ 15 bilhões. Dessa forma, ao utilizar um cargueiro adaptado, como no Airbus A330 de longo alcance, o interior da aeronave poderá ser trocado em oito horas ou menos, visto que ele já está sendo desenhado para transportar pesados containers. “As companhias aéreas não são alérgicas a mudanças, mas o alto custo dificulta a velocidade para testar coisas novas “, afirmou Jason Chua, um dos responsáveis pelo projeto Transpose.

Outro ponto do projeto é um design sem janelas, em que será utilizada uma tecnologia de telas OLED embutidas nas paredes de cada módulo. O empresário aponta, porém, que as janelas não têm sua importância somente no conforto dos passageiros, mas também, na segurança de todos a bordo.

É por isso que o Transpose ainda terá algumas janelas, pelo menos seis em cada lado do avião para se certificar de que a tripulação possa enxergar do lado de fora do avião em caso de emergência. "Você pode ter uma ótima experiência, mas se não for seguro, as pessoas não devem estar voando. Essa é definitivamente nossa primeira prioridade", ressaltou Chua.

A equipe responsável pelo Transpose já alugou um armazém perto de San José, na Califórnia, para construir no início de 2017 um protótipo para testar voos simulados. Até o fim desta década, a equipe planeja demonstrar os conceitos em pleno voo.

Veja no vídeo criado pela companhia como funcionaria a aeronave do projeto Transpose:



Fonte: CNN

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome