Asteria quer ser a verdadeira inteligência artificial

Por Redação | em 01.10.2016 às 08h19

Inteligência Artificial

Quem já viu o filme Ela, de Spike Jonze, imaginou quando seria possível um software de inteligência artificial ser capaz de entender e emitir sentimentos. Se hoje em dia, soluções como a Cortana, da Microsoft, e Siri, da Apple, já apresentam capacidades avançadas de inteligência para o usuário, emoção ainda é algo distante. Entretanto, dois desenvolvedores norte-americanos aceitaram o desafio de fazer algo mais próximo de uma Samantha na vida real.

Nathan Ross e Dan Gailey criaram Asteria, um hardware capaz de abrigar softwares de inteligência artificial para serem assistentes de seus usuários. Baseado em GNU/Linux, o dispositivo conta com uma arquitetura de multiprocessamento, assim como diversos sensores, câmeras, microfones e conexões wireless para dar todo tipo de auxílio ao usuário.

Segundo os desenvolvedores, a partir do dispositivo, o céu é o limite para a comunidade de programadores, que podem colaborar tanto no software quanto no hardware da Asteria. Ross e Gailey esperam que soluções na área como análise de fala, modulação de voz, aprendizado de rotinas e modelos de dados sejam criadas. 

O hardware inclusive terá suporte para um marketplace para tipos de bots, modelos de aprendizado e até mesmo integrações para transações financeiras. Um exemplo? A inteligência artificial pode aprender a fazer mineração de bitcoin para conseguir o dinheiro que paga a mensalidade do dono para usar o software. 

A proposta do dispositivo é apresentar uma forma aprofundada de relação do humano com a inteligência artifical, capaz de dar informações simples assim como ter a proatividade em entender as necessidades do usuário.

Mesmo assim, ainda que o projeto do Asteria decole e uma comunidade de desenvolvedores leve as capacidades do aparelho a novos patamares, será um longo caminho até se apaixonar por um software, como no filme. Segundo os criadores da solução, esta é apenas o alicerce para construir meios viáveis para uma verdadeira e personalizada inteligência artificial -  e fazê-la mais humana.


Fonte: Futurism

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome