Tablets têm efeito sedativo em crianças que passarão por cirurgias

Por Redação | em 06.09.2016 às 22h40

Ipad criança

Cada dia se torna mais comum vermos crianças utilizando smartphones e tablets com um domínio incrível. Apesar do assunto ser bastante controverso, de acordo com uma pesquisa apresentada no Congresso Mundial de Anestesistas, em Hong Kong, os tablets são tão eficientes quanto os sedativos para os pequenos.

Segundo o estudo, que avaliou crianças com idades entre 4 e 10 anos, dispositivos como o iPad podem agir como calmante antes de cirurgias. Utilizando iPads para distraí-las, foi constatado que os níveis de ansiedade caíram consideravelmente antes de procedimentos cirúrgicos que requerem anestesia geral, revelando que os tablets são tão eficazes quanto os sedativos tradicionais.

Comparando-se os efeitos de um sedativo chamado midazolam em 54 crianças, com outras 58 que brincaram com jogos em um iPad durante 20 minutos antes da anestesia, os pesquisadores descobriram que tanto o remédio quanto a distração tiveram os mesmos resultados.

Dominique Chassard, líder do projeto de pesquisa, explicou em comunicado que o "uso de iPads ou outros tablets é uma ferramenta não-farmacológica que pode reduzir o estresse pré-operatório sem qualquer efeito sedativo em cirurgia ambulatorial pediátrica".

Uma pesquisa realizada em 2006 já havia revelado que jogos digitais eram eficazes para as crianças antes de operações, e o novo estudo corrobora com essa conclusão. Os portáteis podem confortar as crianças antes, durante e após procedimentos cirúrgicos, e os efeitos da redução da ansiedade se estendem aos seus cuidadores. 

Apesar dos benefícios, é importante ressaltar que diversos outros estudos questionam o uso de dispositivos móveis pelos pequenos, que podem acabar prejudicando sua saúde. Há uma série de relatos em todo o mundo de crianças que precisam passar por tratamentos por conta do vício na tecnologia, e que, portanto, os pais devem estar sempre atentos ao comportamento e relação de seus filhos com os eletrônicos.

Fonte: Quartz

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome