Google e J.J. Abrams se unem para produzir documentário sobre o Lunar XPRIZE

Por Redação | em 04.03.2016 às 09h45

lua

O diretor da série de TV Lost e, mais recentemente, dos filmes da série Star Trek e de Star Wars: O Despertar da Força firmou uma parceria com o Google para registrar o andamento do Google Lunar XPRIZE. Intitulado Moon Shot, o longa-metragem deve mostrar em detalhes o esforço de diversas pessoas de todo o mundo que estão competindo para pousar na superfície da Lua e levar US$ 30 milhões para casa. A ideia é que eles pousem no satélite natural e percorram pelo menos 500 metros em um veículo próprio enquanto registram imagens em alta definição.

Em andamento desde 2007, o concurso instituído por Mountain View tem por objetivo encorajar novas ideias relacionadas à exploração espacial. A proposta é que equipes pequenas encontrem saídas eficientes e de baixo custo, a fim de driblar algumas das maiores dificuldades da viagem – incluindo a aterrissagem, a mobilidade e o registro das imagens da epopeia.

google lunar xprize

Atualmente, há 16 equipes das mais variadas concorrendo pelo XPRIZE. De fato, os times vão de hackers na Alemanha até experts em tecnologia do Vale do Silício, incluindo ainda profissionais de TI da Índia e mesmo um empreendimento comovente de pai e filho.

O mesmo diretor de “Virunga”

Embora Abrams esteja diretamente envolvido com Moon Shot, a direção do filme ficará a cargo de Orlando Von Einsiedel, conhecido por Virunga – longa que contou a história dos envolvidos na luta pela preservação do Virunga National Park na República Democrática do Congo e garantiu uma indicação para o Oscar.

Com nove episódios previstos, Moon Shot deve registrar os percalços encarados pelas equipes envolvidas na corrida espacial, mas sem se descuidar dos aspectos humanos do processo.

Em suma: por que um grupo tão incrivelmente variado (em termos tanto geográficos quanto étnicos e financeiros) resolveu fazer uma viagem de milhares de quilômetros até o satélite natural da Terra? “A chegada à Lua é simbólica”, garante um dos competidores no trailer recentemente revelado (confira acima).

Moon Shot deve estrear na Google Play no dia 15 de março, sendo também disponibilizado pouco depois no YouTube, no dia 17 de março – onde poderá ser assistido gratuitamente no canal Lunar XPRIZE, do Google. E, bem, considerando-se a equipe de peso arregimentada por Mountain View, é de se esperar algo digno de nota.

Via GeekWire

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome