Cinema 3D sem uso de óculos pode se tornar realidade em breve

Por Redação | em 25.07.2016 às 20h26

Óculos 3D

Finalmente assistir a filmes em 3D nos cinemas sem o auxílio dos óculos poderá se tornar realidade. Pesquisadores do MIT, em parceria com o Instituto Weizmann de Israel, estão solucionando o desafio através de uma tecnologia chamada "Cinema 3D".

Para quem não sabe, smartphones, TVs, e até mesmo alguns videogames já dispensam o uso de acessórios para a visualização de imagens em três dimensões, mas no campo das telonas nenhuma solução havia sido encontrada, principalmente por conta do tamanho do ambiente.

Mas como a tecnologia não para de evoluir, o que os pesquisadores estão tentando fazer é encontrar um modo para que os espectadores, independente de sua posição nas salas de cinema, possam assistir aos conteúdos com qualidade. Para isso, eles estão desenvolvendo um sistema capaz de criar várias barreiras de paralaxe em uma única tela. 

Para garantir que qualquer ângulo das salas de cinema tenha o mesmo suporte de visualização, os investigadores, em seu projeto, contam com a ajuda de 50 conjuntos de espelhos e lentes, garantindo que as imagens sejam vistas em 3D sem o uso dos óculos que tanto incomodam alguns espectadores.

Apesar da novidade agradar a muitos, segundo o MIT, a tecnologia ainda não está finalizada para comercialização, já que o sistema desenvolvido não alcançou as dimensões necessárias. De qualquer forma, já há um vislumbre para a experiência nos cinemas ser melhorada.

Fonte: Engadget

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome