Canal no YouTube traz mais de 150 filmes em domínio público

Por Redação | em 20.05.2016 às 11h33

Charlie Chaplin

A história do cinema está preservada na internet. No canal Public Domain Full Movies, como o nome já diz, estão armazenados mais de 150 filmes antigos que já caíram em domínio público, deixando à disposição de todos algumas das obras mais clássicas da Sétima Arte, de forma gratuita, na íntegra e, levando em conta que muitos dos longas têm mais de um século, em alta qualidade, sempre que possível.

Lá estão disponíveis grandes obras como Nosferatu, de 1922, e Viagem à Lua, de 1902, considerado o primeiro filme de ficção científica da história. Obras completas de Charlie Chaplin também aparecem no canal, assim como Dementia 13, de Francis Ford Coppola, e Plano 9 do Espaço Sideral, cujo realizador, Ed Wood, ganhou um filme em 1994, com Johnny Depp no papel principal.

Os longas não contam com legendas em português ou dublagens, mas muitos nem precisam disso, pois são da era do cinema mudo. Além disso, todos acompanham informações como sinopse e elenco na descrição, além de dados históricos sobre sua produção ou curiosidades sobre o roteiro ou os participantes. O canal também disponibiliza playlists baseadas em gostos específicos, como diretores, atores ou gêneros.

Até mesmo obras relativamente recentes, como A Noite dos Mortos Vivos, lançado em 1968 por George Romero, estão disponíveis no canal. Ela se tornou de domínio público devido à ausência de uma nota de copyright que deveria ter sido colocada pela distribuidora, o que causou longas e infrutíferas batalhas judiciais. No fim das contas, isso possibilitou a criação de vários remakes e tornou o clássico dos zumbis um dos primeiros longas a serem compartilhados legalmente na web.

De acordo com as leis americanas, entram em domínio público todos os filmes que não contarem com uma marca de copyright, que tenham sido lançados antes de 1923 ou cujos realizadores tenham falecido há mais de 70 anos. A atribuição desse caráter permite que qualquer um relance a obra ou utilize parte ou sua integralidade em trabalhos próprios, mesmo que estes contem com proteção.

Fonte: Public Domain Full Movies

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome