Temperatura corporal revela se uma pessoa está apaixonada, diz pesquisa

Por Redação | em 28.05.2016 às 12h43

Casal

Pesquisadores da Espanha descobriram uma forma científica de identificar se uma pessoa está apaixonada. Depois de muitos estudos, o grupo de pesquisas da Universidade de Granada confirmou ser possível identificar sinais de paixão por meio da temperatura corporal. Isso acontece porque o corpo humano tende a ficar mais quente quando este sentimento aflora.

Para confirmar se o amor é responsável pela alteração corporal, os cientistas realizaram dois testes. Foram recrutados 60 pessoas que estavam em um relacionamento há pouco tempo, onde a paixão ocorre com maior intensidade. Os cientistas mediram a temperatura corporal deles depois de passarem 20 minutos sem roupa. Após isso, cada voluntário foi filmado em seus trajes enquanto olhava para três tipos de fotografias, que incluíam seus respectivos namorados, amigos e família, e situações estressantes que causam ansiedade.

Uma câmera de infravermelho, também conhecida como termográfica, foi utilizada para exibir a variação na temperatura corporal dos voluntários. Assim que eles viram as fotos de seus namorados, a temperatura aumentou 2ºC em áreas bem específicas do corpo, como bochechas, boca, peito e partes íntimas. Esse processo não acontecia quando eles viam fotografias de seus amigos e familiares.

Já no segundo teste, cada um dos participantes colocou a mão em um balde de água com gelo, retirando-a enquanto observava as imagens. Quando as fotos eram de seus amados, eles recuperavam a temperatura corporal bem mais rápido que a média de 4 minutos. Ao se depararem como as fotos estressantes, a recuperação da temperatura era bem mais lenta que a normal. De acordo com os cientistas, a ansiedade leva os vasos sanguíneos a se contraírem, enquanto o amor causa a dilatação dos vasos.

Os pesquisadores acreditam que os humanos possuem um mapa térmico no corpo para cada emoção. Em breve, eles esperam disponibilizar um aplicativo para celular que compare os padrões de temperatura para detectar se a pessoa está apaixonada ou não.

Fonte: Reuters

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome