Cientistas criam sem querer bateria 400 vezes mais duradoura que as tradicionais

Por Redação | em 23.04.2016 às 13h03

Bateria Nanofio de Ouro

Quem nunca reparou que com o passar do tempo a capacidade da bateria de smartphones e tablets começa a diminuir? O que acontece é que a maioria das baterias são feitas de lítio, que após certo número de recargas começa a ser desgastado. No entanto, praticamente sem querer, pesquisadores da Universidade da Califórnia desenvolveram uma bateria capaz de suportar muito mais ciclos de recarga. 

A ideia original do experimento era a criação de uma bateria mais segura e estável, já que as baterias de lítio tradicionais podem ser altamente inflamáveis por conta de seus componentes — não é tão absurdo ouvir histórias sobre smartphones que explodiram, agindo como se fossem verdadeiras bombas. 

Pensando nisso, a equipe de estudiosos desenvolveu uma bateria com nanofios de ouro para armazenar eletricidade, revestidos com óxido de manganês e, em seguida, protegidos com uma camada de gel de eletrólito. Essa junção impede a corrosão e permite que a camada de metal fique mais resistente, além de manter a temperatura estável. 

Os resultados foram surpreendentes. A bateria desenvolvida foi capaz de suportar 200 mil recargas praticamente sem afetar seu desempenho. Esse número sugere uma capacidade 400 vezes maior em comparação com o uso das baterias tradicionais.

Os cientistas ainda não entendem exatamente o porquê do aumento da resistência e ainda não há previsão para o desenvolvimento da bateria com fins comerciais, sendo uma das razões o uso do nanofio de ouro que, apesar de ser minúsculo, encarece o produto.  

Sobre o assunto, Reginald Penner, líder da equipe de pesquisadores, sugere ser possível utilizar outros materiais, como o níquel, caso a tecnologia venha a ser expandida para se tornar produto no mercado.

Via: Popular Science

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome