Primeiro transplante de cabeça do mundo já tem data marcada

Por Redação | em 29.03.2017 às 14h50

Parece história de ficção científica, mas é a realidade surpreendendo mais uma vez. Um feito inédito será realizado em dezembro deste ano: um transplante de cabeça. A cirurgia será liderada por Sergio Canavero, um neurocirurgião italiano e custará nada menos que 20 milhões de dólares.

A primeira pessoa a passar por esse procedimento no mundo será o russo Valery Spiridonov, de 30 anos, que está em fase terminal de uma doença rara, síndrome de Werdnig-Hoffman. Os pacientes portadores da síndrome sofrem com atrofia muscular, sendo impedidos de se movimentar. 

Como o prognóstico não é nada favorável, Spiridonov resolveu arriscar e se voluntariou para a cirurgia. Essa é a sua única chance de ter um corpo saudável, mas para isso terá que enfrentar uma operação que pode ser bastante assustadora.

Spiridonov passará por transplante de cabeça

O transplante contará com 150 profissionais, que trabalharão ao longo de 36 horas. Você consegue imaginar como será o procedimento? Basicamente, os médicos retirarão a cabeça de Spiridonov e a colocarão no corpo de um doador compatível. Para isso, a cabeça do paciente será congelada a -15ºC, enquanto os cirurgiões conectam sua medula espinhal ao novo corpo, também congelado. Esse deverá ser o momento mais delicado do processo.

Apesar da expectativa ser positiva para a saúde física de Spiridonov, alguns cientistas dizem que transplantar uma cabeça pode causar insanidade ao paciente. Pensando nisso, o russo está sendo preparado por um sistema de realidade virtual, desenvolvido exclusivamente para o transplante.

Via TheChive

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome