Pesquisadores criam laboratório portátil que usa iPhone para detectar câncer

Por Redação | em 23.10.2016 às 17h55

Câncer

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Washington (Washington State University – WSU), nos EUA, desenvolveram um laboratório portátil que permite realizar testes de detecção de câncer. O que o torna interessante, é que ele usa um smartphone como seu componente central, e não o modelo mais avançado no mercado, mas um iPhone 5. Igualmente impressionante é que a análise chega a 99% de precisão, fornecendo resultados quase que imediatos.

A equipe de pesquisa foi liderada pelo professor assistente Lei Li, que explica que o laboratório móvel usa um espectrômetro para analisar até oito amostras de uma só vez, e mede o espectro de luz para determinar a quantidade e tipo de substâncias químicas presentes em uma amostra. O laboratório é capaz de detectar Interleucina-6 (IL-6) nas pessoas, conhecido como causador dos cânceres de pulmão, próstata, fígado, mama e epiteliais.

A novidade pode ter um grande impacto na detecção e pesquisas sobre o câncer ao redor do mundo. Além de poder ser útil em hospitais e clínicas dos Estados Unidos, sua portabilidade permite que seja usado em qualquer lugar do mundo, onde é muito difícil fazer testes de detecção de câncer.

“Com um espectrômetro de oito canais, podemos colocar oito amostras diferentes para fazer o mesmo teste, ou uma amostra para até oito testes distintos. Isso aumenta a eficiência do aparelho”, afirmou o professor Li, que acabou de assinar uma patente provisória pelo trabalho. 

“O espectrômetro vai ser muito útil em clínicas e hospitais que não têm grandes laboratórios dedicados para isso, ou para médicos que trabalham em áreas remotas. Eles não precisarão levar um laboratório inteiro com eles; vão apenas precisar desse aparelho eficiente”, acrescentou.

Fonte: SlashGear

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome