Novo minério é capaz de converter luz solar, calor e movimento em eletricidade

Por Redação | em 24.02.2017 às 01h03

KBNNO

Um novo minério com propriedades incríveis foi descoberto por cientistas e pesquisadores da Universidade de Oulu, na Finlândia. Trata-se de um material com propriedades de um cristal, batizado até o momento de KBNNO, e capaz de tansformar, simultaneamente, luz solar, calor e energia cinética em eletricidade.

O minério faz parte da família perovskita (relacionada a metais raros com potencial de produzir energia a partir de algumas fontes) acende uma nova esperança no rol dos recursos renováveis, já que pode ser uma maneira alternativa de gerar energia elétrica para carregar smartphones, tablets e notebooks. De acordo com os estudiosos, o material consegue gerar energia o bastante para suprir as necessidades de uma casa.

A notícia fica ainda mais interessante devido a essa peculiaridade do material, de converter três fontes de energia ao mesmo tempo em um produto capaz de abastecer tantos aparelhos eletrônicos. Por isso mesmo, a eficácia da energia elétrica gerada pelo KBNNO é inferior quando comparada a de outros perovskitas, como as células solares usadas em painéis fotovoltaicos.

Segundo o grupo de cientistas, é possível que, com uma modificação na composição do material, seu potencial de gerar mais energia seja aumentado. Essa, inclusive, será a próxima etapa dos estudos, que já deixa os pesquisadores otimistas a ponto de pensarem em uma data para lançar o novo metal para uso no mercado de eletrônicos: 2018.

Via Superinteressante