NASA está planejando plantar batatas em Marte

Por Redação | em 14.04.2016 às 06h13

Perdido em Marte

A vida imita a arte, ou seria o contrário? No filme Perdido em Marte, estrelado por Matt Damon, vemos o astronauta Mark Watney tentando plantar batatas no planeta vermelho, uma de muitas ações feitas pelo personagem para tentar sobreviver no local. Agora a NASA, juntamente com cientistas do Centro Internacional de Batatas, localizado em Lima, no Peru, está tentando descobrir qual tipo de batata seria a melhor para ser plantada em terrenos extraterrestres.

Embora a ideia de vida fora da Terra esteja no imaginário coletivo há tempos, o astrobiologista Julio Valdivia-Silva diz que o desafio de levar um organismo vivo para se desenvolver em solo estranho ainda é um grande desafio, algo nunca feito antes.

A ideia de plantar batatas é resultado dos planos da agência espacial norte-americana de enviar seres humanos para morar em Marte. Uma vez lá, as pessoas precisarão de comida e a batata parece ser o alimento ideal, pois ela consegue se desenvolver em baixas temperaturas e em locais com baixa pressão.

Os testes já começaram, e o deserto Pampas de La Joya, no Peru, foi escolhido por "imitar" as condições de solo que serão encontradas por astronautas em Marte. 65 variedades de batatas foram escolhidas para serem plantadas. As que forem bem-sucedidas serão replantadas em um simulador que imita as condições climáticas de planeta vizinho. Os resultados determinarão qual batata será eleita para a viagem derradeira.

Batatas são boas fontes de ferro, zinco, vitamina C, carboidratos e proteínas, e se todas essas características já não fossem o suficiente, o legume também serve para outros fins que não o alimentício. As batatas roxas, vermelhas e amarelas podem ser usadas como tintura, além de servirem como bateria.

No momento, astronautas dispõem apenas de comida em tubos, como se fossem pasta de dente. Sal, pimenta, frango, carne e até salmão são oferecidos em uma forma pastosa. Suco de laranja, café e limonada também podem ser consumidos através de copos com canudinhos.

Além das batatas, os cientistas também planejam estudar o plantio de tomates anões e vagem chinesa.

Fonte: The Wall Street Journal

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome