NASA está analisando 12 novos possíveis programas para explorar o Sistema Solar

Por Redação | em 08.05.2017 às 08h24 - atualizado em 08.05.2017 às 10h18

Sistema Solar

Na última sexta-feira (05), a Nasa anunciou que está analisando 12 propostas que podem vir a se tornar programas espaciais para explorar o Sistema Solar. O projeto chamado New Frontiers visa escolher pelo menos uma missão até o fim deste ano, com previsão de lançamento para meados de 2020.

“O New Frontiers é sobre responder às maiores perguntas de hoje sobre o Sistema Solar, com base em  missões anteriores para continuar a derrubar as barreiras da exploração. Estamos ansiosos para analisar essas investigações empolgantes e avançar com a nossa próxima missão audaciosa de descoberta”, declarou Thomas Zurbuchen, administrador do Science Mission Directorate, da agência espacial dos Estados Unidos.

A primeira fase do projeto acontecerá nos próximos meses, e, em novembro, a NASA já deverá ter pré-selecionado pelo menos uma das 12 propostas recebidas. Entre elas, estão projetos para extrair amostras da superfície de cometas, retornar à Lua, explorar os oceanos descobertos recentemente nas luas Titã e Encélado, enviar uma nova sonda em direção a Saturno e explorar o planeta Vênus.

O programa New Frontiers já conseguiu enviar a sonda New Horizons a Plutão, a sonda Juno para Júpiter e o investigador de asteroides OSIRIS-REx. Estima-se que essa nova fase do projeto custará cerca de US$ 1 bilhão.

Fonte: Nasa