NASA descobre mais dez exoplanetas parecidos com a Terra

Por Redação | em 19.06.2017 às 16h35

Kepler

O grande anúncio da NASA nesta segunda-feira (19) mostrou que a agência espacial dos Estados Unidos descobriu mais dez planetas rochosos com características similares às da Terra. Os exoplanetas (ou seja, que orbitam estrelas que não sejam o nosso Sol) foram localizados com o telescópio espacial Kepler.

Com a novidade, o catálogo de descobertas recentes do Kepler já conta com 219 planetas em potencial, mostrando indícios de que são, de fato, planetas, mas ainda há a necessidade de obter mais dados para classificá-los adequadamente. Ainda assim, esses dez novos exoplanetas têm características interessantes, como o tamanho de suas superfícies, a maneira com que orbitam suas estrelas, e a possibilidade de terem água líquida em sua superfície rochosa.

Ao todo, a agência já documentou a possibilidade de existência de 4.034 candidatos a exoplanetas observados pelo telescópio Kepler em um período de quatro anos. Desse total, 2.335 já foram confirmados como planetas reais e, caso os dez novos planetas descobertos forem adicionados ao catálogo, a NASA ampliará para 50 a quantidade de planetas que possam ter condições de abrigar alguma espécie de vida.

A partir de agora, a equipe de cientistas analisará mais dados para aprofundar os estudos e conseguir classificar esses planetas adequadamente.