Foguete Falcon 9 é lançado pela SpaceX e retorna à Terra com sucesso

Por Redação | em 22.12.2015 às 08h53 - atualizado em 22.12.2015 às 10h41

Falcon 9

Pioneira na exploração comercial do espaço, a SpaceX obteve sucesso no lançamento e retorno do foguete Falcon 9 lançado nesta segunda-feira (21) nos Estados Unidos. A missão bem sucedida acontece quase seis meses após a explosão de um foguete que levaria suprimentos à Estação Espacial Internacional, que se desintegrou no ar em menos de três minutos.

Falcon 9

O lançamento aconteceu às 20h29 no horário local (23h29 no horário de Brasília) em Cabo Canaveral, no estado da Flórida, e a transmissão aconteceu ao vivo pela internet. Logo após à propulsão, o primeiro módulo do foguete se desprendeu de sua base, conforme previsto, regressando à Terra suavemente enquanto a outra parte da nave seguiu levando satélites para a órbita terrestre.

A empresa do magnata Elon Musk vem estudando e desenvolvendo projetos de sistemas de lançamento espacial reutilizáveis, e esse é o primeiro foguete já lançado na Terra cujo primeiro módulo retornou intacto ao nosso terreno. O sucesso foi obtido bastante graças ao sistema de resfriamento do motor, bem como melhorias geral na engenharia do foguete, o que significou 33% mais performance no lançamento do Falcon 9.

Falcon 9

Normalmente, os primeiros módulos de foguetes são descartados, mas com o sucesso desta segunda-feira a SpaceX espera reduzir dramaticamente o custo do lançamento de novas naves e objetos ao espaço. A tecnologia, inclusive, deverá ser utilizada na missão da NASA que levará o homem à Marte. 

Confira o vídeo da transmissão:

Fonte: Gizmodo

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome