Estação Espacial Internacional confirma chegada de cápsula da SpaceX

Por Redação | em 11.04.2016 às 06h49

cápsula Dragon da SpaceX

Na última sexta-feira (08), a SpaceX conseguiu com sucesso pousar o foguete reutilizável Falcon9 em uma plataforma marítima após enviar uma cápsula não-tripulada à Estação Espacial Internacional (ISS). Ela carregava consigo suprimentos para os astronautas, que estão na órbita terrestre trabalhando em missões espaciais. Agora a notícia é a da chegada da cápsula Dragon à ISS com o mesmo sucesso de seu lançamento, publicada na manhã deste domingo (10) no Twitter da Estação.

Além de transportar mais de 1.500 quilos de suprimentos alimentícios e um jardim para cultivar vegetais e medicamentos, a Dragon também carregou um módulo adicional à ISS chamado BEAM (Bigelow Expandable Activity Module), uma espécie de “casa espacial” com quase três metros de largura, que os astronautas anexarão ao laboratório espacial e depois poderão inflá-la para servir de acomodação temporária. 

Outras unidades infláveis como o BEAM poderão ser usadas nas futuras missões tripuladas à Lua e à Marte. O módulo habitável é bastante interessante, já que seu tamanho compacto favorece o transporte espacial; quando inflado, a casa espacial temporária atinge mais de 16 metros em apenas 45 minutos - bastando apertar um único botão para que isso aconteça.

BEAM
O módulo BEAM, que, após inflado, serve como instalação para astronautas (Reprodução: SpaceX)

Agora que a companhia espacial de Elon Musk se mostrou capaz de desembarcar com sucesso foguetes e módulos tanto em terra e no mar quanto na ISS, certamente a indústria da exploração espacial poderá economizar grandes quantias de dinheiro, já que um foguete como o Falcon9 não é destruído após o lançamento como acontece com os foguetes tradicionais.

Vale lembrar que a SpaceX não está sozinha nessa empreitada: há poucos dias a Blue Origin, do fundador da Amazon, Jeff Bezos, também lançou e pousou um foguete reutilizável em testes bem-sucedidos.

Com informações de Gizmodo

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome