Eixo de rotação da Lua foi alterado em 5 graus há 3 bilhões de anos, diz NASA

Por Redação | em 24.03.2016 às 15h10

Estação Espacial

A NASA descobriu provas que indicam que há muitos anos a posição da Lua foi alterada em relação à Terra. De acordo com pesquisas realizadas pela agência espacial, o eixo de rotação da Lua foi desviado cerca de 5 graus há 3 bilhões de anos atrás. A evidência do acontecimento foi encontrada na forma como o antigo gelo lunar foi distribuído. "A mesma face da Lua nem sempre foi apontada para Terra", disse Matthew Siegler, do Instituto de Ciência Planetária em Tucson, no Arizona.

"Ela meio que virou o nariz para a Terra", disse Siegler. Segundo a pesquisa publicada na edição da Nature, o gelo de água presente na Lua em diversas áreas que não recebem luz solar podem ser de bilhões de anos atrás. Os autores afirmam que a mudança do eixo lunar ao longo do tempo tem permitido a influência do Sol em áreas anteriormente sombreadas, o que possibilitou o derretimento do gelo antigo em algumas partes da Lua. Os pesquisadores analisaram a quantidade de gelo deixada para trás que não recebeu luz solar para calcular o quanto o eixo da Lua foi alterado.

Lua

Os investigadores descobriram que as concentrações de gelo em cada polo foram deslocados na mesma distância, mas em direções exatamente opostas, sugerindo que o eixo de rotação havia mudado até a forma que conhecemos hoje.

Na procura de evidências dessa grande alteração na Lua, o único fator relevante que poderia coincidir com a direção e quantidade de mudança no eixo da Lua é a região Procellarum. Os cientistas dizem que as concentrações de material radioativo nessa região são altas e suficientes para aquecer uma porção de manto lunar e causar uma mudança significativa na densidade, reorientando a Lua.

Via SlashGear