Curto-circuito causa falha de energia na Estação Espacial Internacional

Por Redação | em 18.11.2015 às 08h41

Estação Espacial Internacional

Um pequeno curto-circuito danificou um dos oito módulos de energia da Estação Espacial Internacional nesta segunda-feira (16). Apesar de não apresentar nenhum risco imediato à segurança dos tripulantes, afinal restam ainda outros sete módulos trabalhando perfeitamente, será necessário substituir as peças danificadas.

Ao sofrer um curto-circuito, os itens que demandavam energia daquela fonte em si mudavam automaticamente para uma fonte alternativa, mantendo tudo funcionando perfeitamente. O reparo na fonte danificada será feito pelos próprios astronautas, mas não até o ano que vem. Isso porque eles precisam de peças que ainda não possuem na EEI.

As peças são entregues pela SpaceX, companhia do bilionário Elon Musk. Contudo, a empresa ainda não tem nenhuma previsão de lançamento em direção à EEI para os próximos meses. Outra fornecedora da NASA, a Orbital ATK tem um lançamento programado para o início de dezembro, porém já está com o compartimento de carga lotado e não poderá fazer o “carreto” para a agência espacial.

Um porta-voz da NASA garante que a SpaceX fará a entrega das peças necessárias para o reparo no início de janeiro de 2016. Não é a primeira vez que uma falha deste tipo ocorre. Em 2014, um curto-circuito também deixou inativo um dos oito módulos de energia, que precisou ser reparado pelos astronautas pelo lado de fora da Estação Espacial Internacional.

Fonte: Associated Press

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome