Companhia aérea atrasa voo para que passageiros vejam eclipse

Por Redação | em 11.03.2016 às 15h30

Eclipse solar

Viagens que duram mais do que o previsto jamais são apreciadas, pois todos sempre querem chegar ao destino o mais rápido possível. Mas no caso de um voo da companhia americana Alaska Airlines, a demora adicional foi um pedido de seus passageiros. Nesta semana, a companhia aérea provocou um atraso em um de seus voos para que os tripulantes e viajantes pudessem ver, “de camarote”, um eclipse solar total.

O fenômeno foi registrado no dia 8 de março, no caminho entre as cidades de Anchorage, no Alasca, e Honolulu, no Havaí. O percurso deveria levar cerca de cinco horas para ser concluído, mas na ocasião levou 25 minutos a mais. O resultado foram imagens belíssimas, como as que podem ser vistas no vídeo abaixo.

O atraso aconteceu após pedidos do astrônomo Joe Rao, que ainda em 2015, percebeu que o eclipse aconteceria na mesma rota do voo 870 da Alaska Airlines. Ele, ao lado de outros colegas cientistas, conseguiram convencer a empresa a demorar mais durante a jornada e reservaram assentos de janela para que pudessem observar o fenômeno em primeira mão, eles também entregaram folhetos sobre o ocorrido para os outros passageiros e tripulantes da aeronave.

O avião cruzaria exatamente a rota do eclipse, e com sua movimentação, foi possível observar todas as fases dele, desde o momento em que o sol começa a ser encoberto até seu ápice, onde foi possível observar a progressão de cores na atmosfera e até as estrelas no espaço.

O eclipse ainda é responsável por mais uma anedota interessante, já que, para todos os efeitos, ele começou em um dia e terminou no anterior. O fenômeno aconteceu sobre a região do Pacífico e cruzou a linha internacional de data, iniciando no oeste da Indonésia, em 9 de março, e ultrapassando o meridiano no meio do caminho, teoricamente “voltando no tempo”.

Fonte: Nômades Digitais

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome