Cientistas usam laser para refrigerar água

Por Redação | em 23.11.2015 às 16h04

Laser refrigera água

Enquanto a maioria das pessoas pensa no laser como algo usado apenas para aquecer as coisas, cientistas da Universidade de Washington conseguiram usá-lo para refrigerar água pela primeira vez.

Eles foram capazes de arrefecer a água líquida em cerca de 20ºC, utilizando um laser infravermelho. O grupo responsável pela pesquisa publicou um estudo dizendo que é o "primeiro exemplo de um feixe de laser que contribuirá para resfriar líquidos como a água em condições cotidianas".

Um dos pesquisadores disse que eles não tinham certeza se isto era realmente possível, simplesmente porque a água normalmente aquece quando é iluminada. No entanto, usando um laser infravermelho e nanocristais em uma gota d'água eles conseguiram criar o efeito oposto, algo que é realmente surpreendente. Os átomos do nanocristal absorveram fótons de luz, mas quando eles foram libertados ganharam um valor de energia mais alto do que possuíam quando entraram. Estes fótons dispersaram e carregaram consigo o calor do laser, esfriando a água ao seu redor.

Esta descoberta pode ser aplicada a alguns processos científicos, como o estudo da divisão celular e das funções enzimáticas, mas o procedimento ainda não permite retardar estes processos ou congelar as células, a fim de estudar suas propriedades. No entanto, este tipo de resfriamento a laser pode ser usado para criar uma espécie de "filme em câmera lenta" destes processos, sem congelar completamente a célula, algo que mudaria seu comportamento.

Fonte: Mashable