Cientistas detectam luzes de possível nave alien em galáxia distante

Por Redação | em 13.03.2017 às 17h24

FRB

Para quem sempre acreditou em vida alienígena, taí uma nova (e boa teoria). Um time de pesquisadores na Universidade de Harvard levantou a possibilidade que flashes de energia detectados em uma galáxia distante da nossa podem ser emissões de uma nave alienígena.

De acordo com os cientistas da respeitada Harvard-Smithsonian Centre for Astrophysics, emissões de rádio que foram captadas em 2007 por alguns dos mais poderosos telescópios, mas até então não tinham sua origem descoberta, podem de fato vir de alienígenas.

Os professores Avi Loeb e Dr. Manasvi Lingam publicaram um estudo sugerindo que os flashes podem ser vazamentos de energia por poderosas "velas de luz" de naves capazes de emitir fortes luzes em suas viagens interestelares.

“Emissões rápidas de rádio (FRB, na sigla em inglês) são excessivamente luminosas dadas às suas durações curtas e origem em grandes distâncias, e nós não identificamos uma possível fonte natural com precisão. É válido contemplar e verificar uma origem artificial", afirmou Loeb no relatório.

De acordo com os especialistas, a suposta "vela de luz" usaria uma quantidade pequena de pressão exercida por luz, que seria capaz de produzir uma aceleração contínua ao longo tempo, permitindo que uma nave possa atingir altas velocidades.

Apesar de toda a teoria física em torno disso, Loeb prefere manter a cautela e afirmar que tudo ainda não passa de especulação, já que não existem provas a respeito da origem destas emissões. Além disso, estas emissões ocorreram cerca de 2,5 bilhões de anos atrás, dada a distância de que elas foram captadas. Mesmo assim, fica a esperança.

“Ciência não é uma questão de crença, é uma questão de evidências. Mas vale a pena colocar colocar ideias em discussão e deixar os dados serem o juiz", argumentou.

Fonte: Phys.org

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome