Cientistas descobrem como fazer concreto em Marte

Por Redação | em 12.01.2016 às 09h32

Marte

Os seres humanos esperam fazer viagens para Marte o mais breve possível. Mas, para hospedá-los é necessária uma infraestrutura que inclui abrigos, gestão de energia e estocagem de alimentos, sem contar que construções precisarão ser feitas no planeta vermelho. Por isso, pesquisadores da Universidade de Northwestern nos Estados Unidos tiveram a ideia de desenvolver concreto a partir de materiais nativos de Marte.

Segundo eles, para a produção de concreto, é preciso aquecer enxofre e misturá-lo com uma parte de igual proporção do solo marciano e deixar esfriar. O concreto, após ser finalizado é bastante forte, fácil de trabalhar e reciclável.

Parece que a demanda por concreto em Marte, nas melhores das hipóteses, ainda irá demorar para acontecer. Ainda assim, a descoberta é crucial para a exploração do planeta. O concreto desenvolvido pelos pesquisadores ajudará no processo de transição de abrigos a curto prazo e no desenvolvimento de estruturas permanentes em solo marciano. Além disso, o Homem pode, ao invés de enviar muitos componentes para Marte para a construção de edifícios, levar apenas o essencial para o planeta.

Via Engadget