Cientistas conseguem matar células cancerígenas com alta dosagem de vitamina C

Por Redação | em 23.11.2015 às 08h15

Laranja

Já há algum tempo a vitamina C é apontada como possível componente na luta contra o câncer e quem defende esta posição ganhou mais um bom argumento. Um estudo recente concluiu que altas doses desta substância foram capazes de matar células cancerígenas em ratos.

O estudo, veiculado na publicação científica Science e conduzido pela equipe do pesquisador Lewis Cantley, do Weill Cornel Medicine de Nova York, expôs uma alta dosagem de vitamina C em uma cultura de células com câncer colorretal e mutações nos genes KRAS e BRAF.

Os pesquisadores perceberam que estas células absorviam mais vitamina C do que as saudáveis, com o metabolismo do componente sendo transferido de forma massiva à célula cancerígena. O excesso da substância causou um estresse oxidativo e matou a célula doente.

Resultados positivos em roedores

A partir do observado nos testes iniciais, os cientistas decidiram verificar a reação em ratos. As células com câncer foram incubadas nos roedores e, mais uma vez, a substância teve efeito tóxico apenas nas células doentes com as mutações no gene KRAS, eliminando-as por completo.

A ação da vitamina C se deve ao fato de ela reduzir a disponibilidade da substância trifosfato de adenosina (ATP), responsável por armazenar energia proveniente da respiração celular.

A pesquisa pode significar um avanço na luta contra o câncer, visto que mais da metade dos casos de câncer colorretal em humanos ocorrem por alteração nos genes KARF e BRAF. Apesar de ainda não testado em humanos, os pesquisadores esperam que a vitamina C possa também ser utilizada no tratamento de outras doenças ocasionadas por alterações nos mesmos genes, como câncer pancreático.

Fonte: Tech Times, Science