Boeing anuncia metal mais leve do mundo “composto 99,99% de ar”

Por Redação | em 14.10.2015 às 08h03

Metal leve da Boeing

Um metal composto de ar parece algo realmente estranho — e de fato é. Mas este é o apelo da Boeing em torno do novo metal fabricado por ela, apontado pela própria companhia como “o mais leve do mundo”. O produto foi desenvolvido após pesquisa conjunta com a Universidade da Califórnia, o HRL Laboratories e o Instituto de Tecnologia da Califórnia.

O material em questão é composto de inúmeros microtubos mais finos do que um fio de cabelo humano. Eles se entranham entre si para formar uma malha metálica fina, leve e ultrarresistente, como um tecido — é por isso que a Boeing informa que seu novo metal é “99,99% ar”.

A pesquisadora Sophia Yang, do HRL Laboratories, usa o cenário de um ovo caindo da altura de prédio de 25 andares para destacar as potencialidades do produto. Segundo ela, enquanto normalmente seria necessário envolver o ovo em inúmeros metros quadrados de plástico bolha para que ele caísse sem quebrar, bastariam algumas camadas do novo metal para manter o objeto protegido.

Isso porque ele é capaz de absorver todo o impacto causado ao ovo, servindo como armadura ideal para ele. O envolvimento da Boeing no projeto torna óbvia a intenção de, no futuro, utilizar este material na fabricação de aviões. Além disso, aplicações em outras indústrias, como a automotiva, também estão no radar de possibilidades.

De acordo com a doutora Yang, usar um material mais leve na fabricação desses veículos pode colaborar consideravelmente para a economia de combustível.

Fonte: Boeing/YouTube

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome