Agência Espacial Europeia perde contato com sonda enviada a Marte

Por Redação | em 20.10.2016 às 15h03 - atualizado em 20.10.2016 às 15h31

ExoMars

A Agência Espacial Europeia (ESA) disse ter perdido contato com a sonda Schiaparelli, que deveria ter pousado em Marte na última quarta-feira (19). O destino exato da sonda ainda é desconhecido, mas os responsáveis pela missão alegam ter parado de receber sinal do rádio da Schiaparelli durante a sua descida ao planeta vermelho, faltando apenas cerca de 50 segundos para ela tocar o solo.

As primeiras informações sugerem que o módulo concluiu com êxito a maioria das etapas da sua descida de seis minutos através da atmosfera marciana. No entanto, os propulsores da sonda foram desligados mais cedo do que o esperado, o que pode ter levado a uma colisão abrupta com a superfície do planeta.

Após sua separação do foguete, que aconteceu no último domingo (16), a sonda Schiaparelli se dirigiu a Marte em modo de hibernação para reduzir seu consumo de eletricidade, que foi ativado poucas horas antes de entrar na atmosfera marciana, a uma altitude de 122,5 quilômetros e uma velocidade de aproximadamente 21 mil km/h.

A sonda em formato de disco pesa 577 kg e serviria como um teste para algumas tecnologias que devem ser usadas no lançamento de uma veículo motorizado – algo parecido com a Curiosity, da NASA – em 2020. A missão, chamada ExoMars, é uma parceria entre a ESA e a Roscosmos, agência espacial russa. 

"Do ponto de vista da engenharia, isso é o que nós esperamos de um teste, e agora nós temos dados extremamente valiosos para trabalhar", disse David Parker, diretor de Voos Tripulados e Exploração Robótica da ESA. Ele acrescentou que os dados da missão permitiriam à ESA entender por que o pouso da nave não aconteceu de forma suave, mas não serviriam para saber muitos detalhes sobre o destino da sonda neste momento.

Via CNN

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome