CES

Na CES, empresa lança robô que pode lhe representar em qualquer lugar

Por Redação | em 06.01.2016 às 16h39

Double Robotics

A CES é palco de vários anúncios de peso, mas isso não significa que não há espaço para algumas coisas um tanto quanto fora do comum. É o caso, por exemplo, da nova empreitada da Double Robotics, uma startup da Califórnia que está apostando em robôs de telepresença para alavancar seus negócios. 

Apesar de ser pouco provável que você já tenha visto ou ouvido falar em algo do tipo, a ideia não é nova naquelas bandas do Vale do Silício, tampouco entre os entusiastas de tecnologia. Na Austália, por exemplo, uma mulher despachou seu próprio robô para madrugar na fila em frente da loja da Apple para ser uma das primeiras a adquirir o iPhone 6s

O que chama a atenção no Double 2, como foi batizado o lançamento apresentado em Las Vegas nesta quarta-feira (06), é que ele é o primeiro aparelho do tipo rentável, podendo ser adquirido por reles mortais como nós. Desembolsando US$ 3 mil, o interessado leva para casa uma haste motorizada de duas rodas com um iPad acoplado no topo. Com sua câmera e conectividade 3G ou 4G, o tablet da Maçã faz as vezes dos olhos da geringonça, capturando e transmitindo as imagens em tempo real para a pessoa, que pode estar em casa ou em qualquer lugar desde que tenha um computador à disposição. Em frente ao PC, o usuário pilota o robô e transmite de volta a imagem do seu rosto, que é exibida na tela do iPad. 

Por mais excêntrico que seja encontrar um desses robôs andando por aí, David Cann, CEO da Double Robotics, garante que a coisa tem potencial. "Já vendemos 5 mil unidades [da versão anterior] e agora nossa expectativa é aumentar ainda mais as vendas com essa novidade", disse o executivo em Las Vegas. 

Por mais simples e bizarro que o Double 2 possa parecer, ele conta com um moderno sistema de estabilidade que permite o robô superar alguns obstáculos e evitar

Por mais simples e bizarro que o Double 2 possa parecer, ele conta com um moderno sistema de estabilidade que permite o robô superar alguns obstáculos e evitar "tropeços" em fios e afins (Imagem: Divulgação) 

Além disso, o Cann acredita que produtos do tipo podem revolucionar a relação funcionário-empregador, eliminando a necessidade de telefonemas e e-mails principalmente em casos de trabalho remoto. Segundo ele, com o Double 2 o trabalhador poderá participar de reuniões remotamente sem grandes problemas, como se estivesse no escritório. "Acreditamos que isso [o Double 2] fará com que as pessoas se sintam mais confiantes e possam adotá-lo como parte das políticas de telecomunicações das empresas", explica. 

Resta saber se a moda vai pegar e, principalmente, se vai extrapolar o ambiente de negócios e educação para se tornar algo em que a indústria do entretenimento poderá se aproveitar. É esperar para ver. 

Com informações do CNET 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome