Blizzard fecha parceria para login e transmissão de seus jogos no Facebook

Por Redação | em 06.06.2016 às 12h45

Overwatch

Fazer login nos games da Blizzard e transmitir suas partidas para a internet ficará mais fácil em breve. Isso porque a Blizzard Entertainment anunciou nesta segunda-feira (6) uma parceria inédita com o Facebook para implementar a API do Facebook Live para os games da desenvolvedora.

A partir do final de junho, os jogadores poderão usar suas contas na rede social de Mark Zuckerberg para acessar os títulos da Blizzard no PC através do site Battle.net. Entre os jogos que contarão com o suporte estão Hearthstone, World of Warcraft, Heroes of the Storm, Diablo III, StarCrat II e o recém-lançado Overwatch.

"É ótimo saber que agora o Facebook Login e o Facebook Live são parte do Battle.net. Então, para qualquer game da Blizzard, sendo Overwatch o mais recente, você poderá usar sua conta no Facebook para se conectar com seus amigos e ter melhores experiências sociais no mundo dos games", destacou Leo Olebe, diretor de parcerias globais para games do Facebook. "Trabalhamos nisso durante meses. A coisa mais importante era construir algo incrível às pessoas, e a Blizzard é especialista nisso", completou.

Uma parceria entre a Blizzard e o Facebook se mostra benéfica para ambas as empresas. No caso da desenvolvedora, só o fato de conseguir acessar sua conta usando seu login na rede social é um avanço, ainda mais por conta de alguns problemas recentes enfrentados pela companhia. Um deles envolveu casos em que usuários anônimos propagaram discursos de ódio e bullying virtual em outras plataformas, como o Twitch. Ao usar o Facebook, não será mais possível fazer comentários ou postar conteúdos sem usar o seu perfil no site.

Outra vantagem é que a Blizzard poderá aproveitar dos mais de 1 bilhão de usuários do Facebook para popularizar seus games na rede social. A longo prazo, a desenvolvedora espera que a API do Facebook Live facilite o streaming de partidas direto para o Facebook, também sem complicação. Inclusive, a empresa já afirmou que está trabalhando em um recurso chamado "Go Live": bastará ao jogador apertar um único botão para começar a transmitir seu gameplay na timeline do Facebook, permitindo que seus amigos assistam e comentem em tempo real aquela partida e ainda sejam notificados de futuras transmissões.

Overwatch

Já para o Facebook, o principal benefício da parceria com a Blizzard parece ser apenas um: o de aumentar a utilização dos vídeos ao vivo na rede social. Quem acessa o site todos os dias deve ter notado que quase todo o conteúdo exibido no seu feed de notícias é composto por vídeos, mesmo que estes não sejam necessariamente ao vivo. A ideia da companhia de Zuckerberg é justamente tornar o Facebook numa alternativa mais atraente do que o Twitch, da Amazon, e do YouTube, principalmente no que diz respeito ao streaming em tempo real.

Além disso, esta é a primeira vez que a rede social se apoia em vários blockbusters da Blizzard para aumentar o engajamento dos usuários no mundo dos games. É um contraponto interessante, visto que a plataforma tem esse posicionamento, em sua maioria, voltado para títulos mobile (tablets e smartphones). Daqui para frente, o foco deve permanecer em Overwatch.

"Os jogos da Blizzard são melhores quando jogados com os amigos, por isso é importante para nós oferecer aos nossos jogadores características e serviços que tornem mais fácil e divertido compartilhar suas experiências uns com os outros", afirmou Gio Hunt, vice-presidente executivo de operações corporativas na Blizzard. "Estamos trabalhando de forma estreita com o Facebook nesta integração com Overwatch, assim como nossos outros jogos, e estamos ansiosos para compartilhar mais detalhes sobre nossos planos conforme o desenvolvimento avança", concluiu.

Fontes: VentureBeat, Polygon

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome