Facebook criará aplicativo baseado na web para aparelhos da BlackBerry

Por Redação | em 30.03.2016 às 09h11

Facebook BlackBerry

Depois de anunciar o encerramento do suporte de seu aplicativo para os dispositivos equipados com BlackBerry 10 e BlackBerry OS, o Facebook ouviu os apelos da fabricante canadense e irá desenvolver um aplicativo baseado na web para os usuários dos sistemas. O anúncio representa um alívio para os usuários de aparelhos da BlackBerry, que estavam apavorados com a possibilidade de não contarem com um app da maior rede social do mundo.

"O Facebook vai continuar a apoiar o BlackBerry 10 e BBOS", escreveu a empresa em seu blog. "A experiência será um pouco diferente, mas você vai ter as mesmas características do Facebook". As palavras da empresa alteram seu cronograma, cujo objetivo era encerrar o suporte do aplicativo para os BlackBerry ainda este ano. Também fazem parte dos planos da empresa norte-americana encerrar o suporte ao WhatsApp no BlackBerry.

Mesmo após o anúncio do encerramento do suporte ao app oficial, os usuários do Facebook poderiam continuar acessando a rede social através do navegador dos smarphones, numa experiência mais lenta, pesada e limitada. Além disso, a ausência de um aplicativo tão importante certamente impediria que usuários interessados comprassem os aparelhos da BlackBerry. Depois do anúncio do Facebook, a fabricante canadense prometeu lutar contra a decisão lançando uma campanha nas mídias sociais com a hashtag #ILoveBB10Apps.

"Estamos extremamente decepcionados com a decisão visto que sabemos que muitos usuários amam esses aplicativos", disse a BlackBerry em um post em seu blog na semana passada. "Nós lutaremos para fazer o WhatsApp e o Facebook mudarem de ideia, mas, neste momento, a decisão deles está de pé. Apesar disso, temos trabalhado arduamente para garantir que nossos usuários finais tenham a melhor experiência à luz desta decisão e continuem a procurar soluções alternativas".

Após discussões com a rede social de Mark Zuckerberg, ambas concordaram que a criação de uma versão do app baseada na web seria uma boa saída. Vale a pena notar que o Facebook se afastou de aplicativos baseados na web há quatro anos devido ao desempenho, que não era dos melhores. Mesmo que não seja como o app nativo, é melhor do que ter de utilizar o Facebook em um navegador.

"Nossos fãs estão lutando por nós, e nós amamos o apoio de vocês", escreveu a BlackBerry. "É por isso que temos trabalhado duro com o Facebook para resolver alguns desafios técnicos e a melhor solução foi de avançar com um aplicativo baseado na Web", declarou a amora silvestre.

Via VentureBeat

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome