Os melhores livros que Bill Gates leu em 2015

Por Redação | em 12.12.2015 às 13h05

Bill Gates

Algumas pessoas podem não saber, mas Bill Gates não é "apenas" um empresário de sucesso, filantropo e cofundador da Microsoft; ele também é autor de alguns livros. Sempre que possível, o magnata também dá algumas dicas de leitura para aqueles que o acompanham na web.

Com a chegada do fim do ano, Gates resolveu seguir sua tradição e divulgar uma lista com os melhores livros que leu ao longo de 2015. De acordo com o empresário, apesar dos títulos serem bem diferentes, eles possuem um tema em comum, algo que ele chama de "como as coisas funcionam". 

"Alguns explicam algo sobre o mundo físico, como a forma como o aço e o vidro são usados, ou o que é preciso para se livrar de doenças mortais. Outros oferecem profundos insights sobre os seres humanos: os nossos pontos fortes e fracos, nossa capacidade de crescimento ao longo da vida, ou as coisas que valorizamos", escreveu Gates em seu blog pessoal.

A maioria dos títulos indicados ainda não possui uma versão em português, pois são lançamento recente, no entanto é possível encontrá-los em inglês em algumas lojas online. Veja a lista com as indicações do empresário:

1. The Road to Character, de David Brooks 

Ainda não possui edição em português.

Esta obra foi a número 1 em vendas na Amazon na categoria Transformação Pessoal, no setor de autoajuda, mas ainda não ganhou uma versão em português. Escrito por um colunista do The New York Times, o livro analisa os valores contrastantes que motivam as pessoas. 

Ele argumenta que a sociedade americana faz um bom trabalho em cultivar as virtudes que levam ao sucesso extremo, mas deixam de lado aquilo que leva à paz interior. "É um olhar instigante sobre o que significado viver bem a vida", resume Gates.

2. Thing Explainer: Complicated Stuff in Simple Words, de Randall Munroe 

Ainda não possui edição em português.

Do mesmo autor da série em quadrinhos online Xkcd e do livro "E Se? – Respostas científicas para perguntas absurdas", a ideia para este livro surgiu de um post que Munroe fez sobre o funcionamento do Saturn V, explicando a mecânica do foguete lunar de forma simples e com ilustrações.

Munroe, que trabalhou no setor de robótica da NASA, explica vários assuntos – desde o funcionamento de um smartphone até a Constituição dos Estados Unidos – usando apenas as 1.000 palavras mais comuns no inglês moderno. "O livro está cheio de explicações úteis e desenhos de tudo, desde uma máquina de lavar louça até uma usina de energia nuclear. E as piadas de Munroe são muito engraçadas. Este é um guia maravilhoso para mentes curiosas", defende Bill Gates. 

3. Being Nixon: A Man Divided, de Evan Thomas 

Ainda não possui edição em português.

Uma biografia do ex-presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, que visa trazer nova vida a um dos políticos mais controversos da história norte-americana. “O ex-presidente Richard Nixon é frequentemente retratado como pouco mais que um bandido e um fomentador de guerras. Por isso, foi refrescante ver uma conta mais equilibrada em Being Nixon”, explica Gates, citando o diferencial deste título. 

4. Sustainable Materials With Both Eyes Open, de Julian M. Allwood 

Ainda não possui edição em português.

O livro oferece perspectivas de processos de engenharia, design de produtos, arquitetura, ciência e economia de uma forma diferente do que encontramos em outros textos. Embora o tema seja "seco como o deserto", conforme descreve Gates, os autores conseguiram mantê-lo leve, com muitas ilustrações coloridas e analogias inteligentes. 

"Em quanto podemos reduzir as nossas emissões de carbono? É o que responde a equipe da Universidade de Cambridge por trás desse livro. Eles olham atentamente para os materiais que os seres humanos mais usam, com ênfase no aço e alumínio, e mostram como poderíamos reduzir as emissões em até 50% sem pedir às pessoas grandes sacrifícios", explica o empresário.

5. Eradication: Ridding the World of Diseases Forever?, de Nancy Leys Stepan 

Ainda não possui edição em português.

Este livro foi escrito pela premiada historiadora de medicina, Nancy Leys Stepan, e retrata uma profunda pesquisa sobre uma das questões mais controversas na saúde pública hoje: a erradicação de doenças.

"Ela escreve em um estilo bastante acadêmico, o que pode ser mais difícil para aqueles que não são especialistas, mas vale a pena o esforço", diz Gates. "Você tem um sentido mais claro de como usar lições do passado para orientar esforços futuros para salvar vidas", completou.

6. Mindset: A Atitude Mental Para o Sucesso, de Carol S. Dweck 

Segundo este livro, existem dois tipos de atitudes mentais: fixa e progressiva; no entanto apenas uma delas leva ao sucesso. A autora é professora de Psicologia na Universidade de Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação.

“Por meio de estudos inteligentes e escrita envolvente, Dweck ilumina como nossas crenças sobre as nossas capacidades exercem uma enorme influência sobre como aprendemos e quais caminhos tomamos na vida. O valor deste livro se estende muito além do mundo da educação. Ele também é relevante para os empresários que querem cultivar talentos e para os pais que querem educar seus filhos para prosperar nos desafios", diz Gates.

Fonte: Blog do Bill Gates 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome