Bill Gates considerava o lançamento do Xbox como um "insulto"

Por Redação | em 30.06.2016 às 19h03

Bill Gates

O co-criador do Xbox, Ed Fries, concedeu uma entrevista para o site IGN na qual abordou diversos assuntos relacionados ao console da Microsoft. Um dos pontos altos da entrevista foi o período em que a equipe de Fries imaginou inicialmente um PC dentro de um corpo de console. No início, a equipe obteve a desaprovação de um dos nomes mais importantes da Microsoft: o de seu fundador, Bill Gates. 

Segundo Fries, sua equipe se reuniu com Gates para decidir se a empresa iria apoiar o projeto de console para games. Aparentemente, a equipe do Xbox não estava preparada para a reação inicial de Gates. "Este é basicamente um insulto a tudo o que fiz nesta companhia", disse o fundador da Microsoft no início da reunião. Após isso, Fries explicou que ele e seus colegas esperavam alguma reação do ex-executivo James Allard, que estava "em estado de choque". Então, Fries interveio para tentar convencer Gates de que o projeto merecia apoio da empresa. Apesar dos esforços, tanto ele como Allard não obtiveram sucesso em convencer Gates nem o então CEO da empresa, Steve Ballmer. As duas pessoas mais importantes da Microsoft compartilhavam da ideia de que o Xbox não conseguiria ser financeiramente sustentável.

A reunião se arrastou por horas e Fries se recorda que o alívio de sua equipe veio quando um dos participantes perguntou: "E quanto à Sony?". O fato da empresa japonesa dominar o mercado de consoles intrigou Gates e Ballmer, visto que o futuro da Microsoft poderia estar ameaçado. Foi então que Fries explicou que a empresa precisava reagir para conseguir permanecer relevante no mercado de consumo. Assim, sua equipe conseguiu a aprovação de Gates para prosseguir com o Xbox.

Atualmente, é fácil avaliar que a decisão da Microsoft de investir no mercado de consoles foi o correto a ser feito. Tal situação mostra por que Bill Gates é conhecido como um chefe difícil, especialmente em reuniões. Apesar disso, o fundador de uma das maiores empresas de tecnologia da atualidade é mais capaz de analisar situações de maneiras mais abrangentes para tomar as melhores decisões, mesmo que inicialmente ele discorde da ideia.

Veja a entrevista na íntegra (em inglês):

Via WinBeta

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome