Qualcomm anuncia primeiro modem 5G do mundo

Por Redação | em 18.10.2016 às 00h03

5g

A nova geração da internet móvel ainda está engatinhando, mas a Qualcomm quer provar para o mercado que, desse assunto, ela entende. Nesta segunda-feira (17), a companhia anunciou o lançamento do primeiro modem 5G do mundo, chamado Snapdragon X50.  O hardware suportaria, em teoria, velocidades de download superiores a 5 Gbps em um smartphone, algo extremamente rápido para os padrões de hoje em dia. 

Assim que as teles começarem a fornecer redes de celular que suportem a tecnologia em um nivel de Gigabits (e não Megabits, como vemos hoje no 4G), os novos dispositivos começarão a evoluir de uma maneira bastante interessante, se imaginarmos que eles conseguirão acessar arquivos hospedados na nuvem com muito mais rapidez que em um dispositivo USB plugado no próprio computador (vulgo pendrive) ou em uma memória flash.  

A companhia revelou que vai iniciar o período de vendas do X50 no segundo semestre de 2017, e os telefones munidos com o modem chegarão ao mercado em 2018. Cedo demais, se formos comparar com o pé que anda a tecnologia 5G atualmente. Por mais que o novo modem suporte picos exorbitantes de 5 Gbps, é praticamente impossível que as operadoras de celular comecem a trabalhar nessa faixa e forneçam qualidade suficiente para suportar o novo padrão. 

O Snapdragon X50 vai trabalhar no espectro de onda de 28 GHz. Acontece que, por ser uma onda milimétrica, ela não funciona com transmissões a longa distância e nem consegue atravessar paredes. Em vez de construir torres  de sinal celular gigantescas para transmitir o sinal a longas distâncias, as operadoras terão de instalar várias células pequenas nas estações radiobase em toda a área de cobertura desejada. 

Com informações da Forbes

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome