Nokia testa banda larga de 1Tb por segundo

Por Redação | em 22.09.2016 às 18h35

Banda Larga

A Nokia divulgou esta semana que teve sucesso em um teste de laboratório ao experimentar com taxas de transferência de 1 terabit por segundo, velocidade cerca de 1000 vezes mais rápida que os pacotes mais velozes de banda larga oferecidos no mundo.

Estas supervelocidades foram conseguidas em um teste controlado nos laboratórios da companhia euripeia, usando uma tecnologia chamada de Probabilistic Constellation Shaping (PCS).

A tecnologia PCS consegue estas taxas ao usar a transmissão de dados em uma forma diferente usando cabeamento de fibra. Em vez de mandar informações em fila, como uma transmissão normal, ela extrapola ao limite a capacidade da fibra óptica, chegando a bater o limite teorético estabelecido pelo físico Claude Shannon, engenheiro do Bell Labs nos anos 40 e 50.

Entretanto, antes que muitos se animem com a alta velocidade, vale lembrar que o teste foi conduzido em laboratório como uma tentativa de encontrar novas formas de transmissão para o futuro.

“Redes ópticas no futuro não terão apenas desafios de velocidade, mas também de se adaptar a condições de canal e demanda de tráfego, afirmou Marcus Weldon, porta-voz do Nokia Bell.

Para fins de comparação, vale frisar que as maiores velocidades de internet do mundo vem países como Coréia do Sul, com médias acima dos 100 megabits por segundo. Já o Brasil, fica bem atrás, com uma média de banda larga em 3,6 megabits por segundo.

Fonte: Digital Trends

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome