Estudo da 4G Americas revela o futuro da nova geração 5G

Por Redação | em 30.10.2015 às 13h17

5G

Em um recente estudo divulgado pela 4G Americas, a associação revela que a expansão de acessos à banda larga móvel deve criar no futuro uma maior demanda de dados transmitidos via redes sem fio, que pode ser gerada não só por conexões humanas, mas também pela comunicação entre máquinas e objetos conectados. 

Com a massificação dos dispositivos eletrônicos, mais usuários terão a necessidade de se beneficiar com as redes móveis assim como alguns segmentos, como o da indústria, saúde e transporte. Os setores deverão criar aplicações com base na transmissão de informações através de objetos e máquinas. De acordo com o estudo, este fato irá abrir portas para a entrada de novas tecnologias para atender a complexidade do cenário.

Para a 4G Americas, a próxima geração móvel irá cumprir os requerimentos e especificações definidas para o programa IMT-2020, que recebeu este nome pela União Internacional das Telecomunicações (UIT). O padrão determinado para a tecnologia 5G ainda não existe, mas pode ser definido já em 2016, visando o lançamento comercial em 2020.

O estudo afirma ainda que, além da padronização das tecnologias, deverá ser feita uma identificação e harmonização de bandas de frequência radioelétrica que permitam a habilitação deste ecossistema. Isso já vem sendo estudado em fóruns internacionais como os da própria UIT e pela CITEL (Comissão Interamericana das Telecomunicações). As próximas Conferências Mundiais de Radiocomunicações devem tratar de temas como a identificação de bandas de frequência aproveitáveis para o IMT-2020, envolvendo frequências de mais de 5GHz.

Também será preciso desenvolver novas arquiteturas relacionadas a aspectos como o entretenimento, produtividade e desenvolvimento social, levando em consideração novas interfaces de rádio, redes de transporte, dispositivos e tecnologia de acesso múltiplo ao espectro disponível.

O estudo complementa afirmando que os saltos entre as gerações móveis são espontâneos, se nutrindo do aprimoramento das tecnologias disponíveis. 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome