Cientistas conseguem transmitir dados a 1 Tbps usando fibra óptica

Por Redação | em 16.09.2016 às 12h57

Fibra óptica

Se você fica de queixo caído quando vê gente internet a fora se exibindo com uma conexão de 100 Mbps, vai cair da cadeira com esta notícia. Pesquisadores dos laboratórios Nokia Bell, Deutsche Telekom e da Universidade de Munique, na Alemanha, anunciaram nesta sexta-feira (16) que conseguiram transmitir dados a 1 Tbps usando fibra óptica.

A velocidade, a mais próxima do limite teórico que se tem notícia, foi alcançada em um ambiente controlado utilizando uma técnica chamada Probabilistc Constellation Shaping (PSC, ou Conformação de Constelação Probabilística). Graças a ela, os cientistas conseguiram adaptar dinamicamente as taxas de transmissão usando modulação de amplitude.

Dessa forma, pedaços de dados com frequências diferentes foram transmitidos entre dois PCs com 30% mais eficiência que testes anteriores realizados na University College London. Para se ter ideia do absurdo do feito, com essa velocidade foi possível baixar um episódio de Game of Thrones em alta definição em apenas um segundo.

Atualmente, o Google Fiber é o serviço de conexão à internet que oferece a maior velocidade do mercado. Nos Estados Unidos, cidades selecionadas contam com velocidade de até 1 Gbps. Embora os estudos ainda estejam em estágios iniciais, os laboratórios esperam que os avanços alcançados hoje ajudem a aumentar a capacidade frente a demanda cada vez maior por conexões mais rápidas. 

Os detalhes da proeza serão apresentados em conferência sobre tecnologia óptica, que acontecerá no final deste mês na Alemanha.

Via: Zdnet, TeleSíntese

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome