Durante voo, brasileiros dizem preferir banda larga de bordo a entretenimento

Por Redação | em 26.05.2016 às 15h57

Airbus A380

Tendo como base o período de agosto de 2015 a março de 2016, uma pesquisa da consultoria Gfk, a pedido da operadora de satélites Inmarsat, traz o tema conectividade a bordo. Para os passageiros da América Latina, 78% acreditam que o acesso à internet durante um voo é uma solução importante para suas necessidades. Na região Ásia-Pacífico 73% têm o mesmo posicionamento, enquanto na Europa são 64%.

Dos respondentes latino-americanos, 91% garantiram que nunca passaram pela experiência de se conectarem via banda larga enquanto viajavam de avião, mas gostariam de ter esta oportunidade. E, dos entrevistados, 55% já utilizaram este serviço.

Airbus A380

Foi possível detectar também que um acessório quase unânime tem sido os dispositivos móveis pessoais - 9.000 entrevistados, passageiros da América Central e do Sul, Europa, Ásia e Austrália, fizeram viagens de avião (de curta, média ou longa distância) em 2015 e levaram pelo menos um dispositivo móvel pessoal a bordo.

Entretenimento x Conectividade

Tamanha fixação pela tecnologia e suas diversas possibilidades deixa claro um outro quesito detectado durante esta análise: a substituição dos entretenimentos tradicionais de aeronaves por conexão. Streaming de vídeos, redes sociais e sites de viagens são as principais razões que levam os latino-americanos a quererem o acesso à internet. Na disputa Entretenimento x Conectividade, para 71% dos viajantes da América Latina não seria necessário qualquer tipo de lazer a bordo se fosse oferecido o serviço de banda larga; preferência registrada também na Ásia-Pacífico, 64%; e na Europa, 58%.

Servindo como um verdadeiro alerta às companhias aéreas, mais de 80% dos passageiros da América Latina optam por voar com uma empresa que ofereça o serviço de conectividade. "Preço" parece estar fora da listagem de prioridades destes entrevistados na hora de escolher com que empresa irá viajar:

1- Confiabilidade é o aspecto mais importante para 76% deles;

2- Enquanto 62% afirmaram que estariam dispostos a pagar mais por uma conexão mais veloz, de qualidade superior. 

Para os brasileiros, em especial, a demanda não é tão alterada. 78% acreditam que banda larga a bordo decididamente substituirá qualquer outra forma de lazer dentro dos próximos cinco ou dez anos. O aspecto "internet" também é peça chave para os brasileiros na hora de definirem a companhia aérea para fazerem viagens - 83% alegaram que isso afetaria sua decisão, e 65% dizem estar dispostos a pagar melhor por uma banda larga a bordo mais veloz. Quando o assunto é "confiabilidade", para 83% do público brasileiro entrevistado, este atributo é o mais importante na hora de determinar a companhia aérea.

Fonte TeleSíntese

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome