USB-C transmitirá áudio, para desespero dos amantes do conector de 3,5 mm

Por Redação | em 28.09.2016 às 00h36

m

Em um mundo com cada vez menos fios e cada vez mais multifuncionalidade, não tem tecnologia antiga que resista à evolução dos padrões tecnológicos. E, como a Apple tentou mostrar em seu iPhone 7, mas de uma maneira ainda não muito convincente, que a entrada de 3,5 mm para conexão de áudio estaria com os dias contados, um novo padrão da recente tecnologia USB-C veio para provar isso de uma maneira muito mais sólida.

Acaba de ser lançado o padrão "USB Audio Device Class 3.0", que promete estremecer o mercado dos conectores de áudio tradicionais por carregar uma característica fortíssima: além de transportar dados, energia e vídeo por um único cabo, ele agora consegue transmitir áudio. 

Agora, quem deve se virar para se adaptar com isso somos nós, usuários. Um smartphone lotado de funções com apenas uma porta para todos os tipos possíveis de conexões parece tentador para quem pensa em resistência a água, afinal, quanto menos furos na carcaça, mais chances de vedação. Mas, como fica a vida de quem está acostumado aos fones com fio e possui uma variedade deles? 

Aliás, como para cada "problema" o mercado cria uma "solução", vamos passar a ver nas prateleiras uma avalanche de fones sem fio de todos os tipos, cores e formas, mas que certamente custarão muito mais caro que nossos inseparáveis foninhos com fio. A menos que a tecnologia nos entregue um padrão de áudio que justifique sua entrada, atropelando as tecnologias tradicionais de áudio, vai ser difícil para nos adaptarmos a algo que não escolhemos, mas que foi imposto. 

A novidade foi anunciada no USB Implementers Forum, uma organização sem fins lucrativos que reúne, promove e apoia a tecnologia USB. É lá que novas especificações, guias de manutenções e até programas de conformidade da tecnologia são criados e espalhados para o mundo.

Via The Register

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome