Veja 8 coisas que você precisa saber sobre o Duo, app de videochamadas do Google

Por Redação | em 16.08.2016 às 23h57

Google Duo

O Google lançou nesta semana o Duo, aplicativo de videochamadas que tem como característica funcionar mesmo em conexões lentas de internet. Com versões para Android e iOS, o app quer disputar mercado com o Facebook Messenger, Skype, FaceTime e o Hangouts, do próprio Google.

Esse é um programa exclusivamente para chamadas de vídeos; para mensagens de texto, ainda será lançado um aplicativo chamado Allo, que está para sair em breve, segundo a gigante de Mountain View. Veja agora, oito coisas que você precisa saber sobre o Duo:

Google Duo

1. Basta ter apenas um número de celular

O Duo não exige que se tenha uma conta do Google para funcionar; basta um número de celular, como o WhatsApp. Ao instalar o aplicativo, ele vai perguntar o número e um SMS será enviado, para confirmar a linha.

Você pode até instalar o aplicativo em qualquer telefone usando um mesmo número, mas não se pode usar dois telefones simultaneamente. Toda vez que logar em um outro dispositivo, terá que fazer novamente a verificação.

2. Para Android e iOS

O Windows Phone ficou de fora. Pelo jeito, a companhia está colocando foco nos dois sistemas operacionais mais populares no mundo. O app também não terá versão para Windows, OS X ou Chrome OS, pelo menos por enquanto.

3. Prévia antes de atender

O aplicativo conta com um recurso chamado Knock Knock, em que a imagem de quem está ligando aparece antes que você atenda (mas o outro lado não vai poder te ver antes que a conversa seja aberta). Isso funciona com números que estão cadastrados no contato.

No Android, a prévia funciona até mesmo na tela de bloqueio, mas, no iOS, só se o iPhone já estiver previamente desbloqueado e o aplicativo pronto para ser usado. A função não vale para estranhos e pode ser desligada nas opções.

4. É só para chamadas em vídeo

Como dito, o Duo é exclusivamente para chamadas em vídeo. Para mensagens em texto, será necessário usar outro aplicativo. A versão em texto e imagem estática do Duo se chama Allo e está previsto para ser lançado em breve.

Também não é possível fazer uma chamada só de áudio. O aplicativo pode até limar o vídeo se as condições de conexão estiverem ruins, mas não há uma opção deliberada somente para áudio.

Google Duo

5. A qualidade de vídeo pode ser ruim

De acordo com um teste da PC World, a qualidade de vídeo ficou ruim, com muitos cortes. Não ficou claro se motivo era a conexão ou um problema do lado do Google, mas o fato é que o app ficou devendo nesse teste. Há vários depoimentos da internet elogiando a qualidade e a estabilidade do aplicativo, então, o resultado pode variar de acordo com as condições.

6. Chamadas criptografadas

O Duo foi feito com o padrão WebRTC (comunicação web em tempo real, numa tradução literal), que permite voz, vídeo e transferência de arquivo ponto a ponto sem necessidade de plug-ins. Todas as chamadas são criptografadas de ponta a ponta, então nem mesmo o Google sabe o conteúdo da conversa, que também não pode ser descriptografada. Será que a Justiça brasileira vai querer tirar o Duo do ar também?

7. É somente para celulares

O aplicativo só está disponível oficialmente para iPhones e celulares com Android. Até é possível instalar o Duo em tablets usando algumas artimanhas e usá-lo nestes dispositivos com um número de telefone, mas lembre-se que toda vez que trocar de aparelho, será necessário verificá-lo novamente.

8. Você pode bloquear quem quiser

Como em outros aplicativos, o usuário pode bloquear quem não quer atender. Basta cadastrar o número na lista de bloqueados, dentro das configurações.

Fonte: PC World

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome