Uber Movement: conheça a nova plataforma do app com dados do trânsito

Por Redação | em 09.01.2017 às 08h45 - atualizado em 09.01.2017 às 11h56

Uber Movement

O Uber está lançando um novo serviço que poder ajudar as cidades a dominar o seu tráfego. Chamado Uber Moviment, o website permite aos usuários ver num mapa dados como os locais e horários de maior e menor demanda, o tempo médio que uma viagem entre duas regiões leva e outras informações desse tipo. Tudo com base em informações coletadas por GPS nos bilhões de trajetos feitos pelos motoristas do aplicativo de transporte individual.

Limitado por enquanto para agências de planejamento e pesquisadores, o Uber Movement deve ser lançado ao público em fevereiro. Construído nos últimos nove meses por uma equipe de 10 engenheiros o serviço agora oferece dados somente para as cidades de Manila (Filipinas), Sydney (Austrália) e Washington DC (EUA), mas deve ser expandido para dezenas de outras cidades antes ainda de ser lançado aos usuários.



"Nós não controlamos ruas. Não planejamos infraestrutura", diz Andrew Salzberg, diretor de política de transportes da Uber. "Então, por que essas coisas são engarrafadas quando podem proporcionar um imenso valor às cidades em que estamos trabalhando?", questiona.

A Uber não é a única empresa a partilhar os dados que os seus serviços geram. Através de seu programa "Connected Citizens", o Waze trabalha com cidades de todo o mundo, trocando informação de usuário dirigindo em tempo real e aviso prévio de construção e fechamentos de estrada para colocar em seus mapas.

Movimentos como esses fazem parte de uma tendência crescente em que as empresas privadas combinam seus dados com os poderes regulatórios das agências públicas.

Fonte: Wired

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome