Uber é processado nos Estados Unidos por suposta manipulação de preços

Por Redação | em 04.04.2016 às 17h50

Uber

Um juiz federal de Manhattan, nos Estados Unidos, permitiu que um processo contra o Uber fosse levado adiante nos tribunais. De acordo com a acusação, por meio do recurso de "preço dinâmico" do aplicativo, o Uber manipula os valores das corridas, coordenando instantaneamente o aumento e diminuição de taxas em todo o país, tudo graças ao algoritmo do app, citado como "genial" pelo juiz designado para julgar o caso.

A ação foi movida por Spencer Meyer, morador de Connecticut e usuário do serviço. Ele alega que houve violação da lei antitruste e quer indenização por danos. Agora os advogados de Meyer estudam abrir um processo de adesão para que todos os passageiros dos Estados Unidos que se sentiram lesados pelo recurso participem da ação judicial. 

O cofundador do Uber, Travis Kalanick, abriu um pedido para extinguir o litígio, que acabou sendo rejeitado pelo juiz Jed Rakoff na última quarta-feira (30). Para Kalanick, as acusações não são plausíveis e é fisicamente impossível para a empresa bolar uma conspiração com todos os motoristas do app para lesar os clientes, já que são milhares de carros da empresa espalhados pelos Estados Unidos.

O juiz, no entanto, acredita que a tecnologia atual permite que seja possível a manipulação de preços com base em variáveis utilizadas pelo app, como número de carros disponíveis ao redor do passageiro, condições de tráfego, feriados, entre outros. Ele também critica o fato de ser o algoritmo do app que estima o quanto o passageiro pagará, sem chance de competição entre os motoristas do Uber que, embora seja classificados como motoristas autônomos, não podem escolher o quanto irão ganhar ou cobrar dos passageiros, violando assim a lei antitruste.

O primeiro encontro no tribunal está marcado provisoriamente para novembro.

Via Ars Technica, Consultor Jurídico

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome