Snapchat é acusado de racismo por disponibilizar filtro asiático

Por Redação | em 11.08.2016 às 11h41

Snap logo

O Snapchat volta a protagonizar uma situação polêmica por conta de um de seus filtros. O aplicativo está sendo acusado novamente de racismo por lançar um novo filtro, apelidado no Twitter de "yellow face", que permite que os usuários coloquem um rosto asiático em suas próprias fotografias. O problema é que a caricatura incomodou alguns usuários, que encararam o filtro como ofensivo por remeter a uma caricatura asiática carregada de racismo utilizada décadas atrás.

Muitos usuários utilizaram as redes sociais para divulgar sua indignação quanto ao mais novo filtro desenvolvido pelo Snapchat. A propagação da polêmica levou o app a rapidamente remover o filtro e garantir que ele nunca mais retorne ao serviço. A empresa afirmou que a intenção era fazer com que os usuários encarnassem animes sem nenhuma intenção de realizar uma abordagem racista.

Essa não é a primeira vez que os filtros do Snapchat causam polêmica por conta de discriminação ou racismo. Em abril, o aplicativo disponibilizou uma lente que permitia que os usuários utilizassem o rosto do cantor Bob Marley, algo que indignou muita gente por se tratar de uma espécie de Blackface virtual (expressão utilizada quando uma pessoa branca se fantasia de negro).

A exposição recorrente do Snapchat a esse tipo de situação pode acabar por prejudicar a imagem da marca e colocar em perigo a identidade divertida do aplicativo. Além dos casos de racismo, o Snapchat já foi processado por exposição de menores de idade à conteúdo sexual explícito.

Via The Verge

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome