Por que alguns usuários estão conseguindo acessar normalmente o WhatsApp?

Por Redação | em 02.05.2016 às 20h50

WhatsApp

Após a determinação da Justiça que obrigou o bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil desde as 14h desta segunda-feira (2), alguns usuários têm relatado que o aplicativo está funcionando normalmente em seus aparelhos.

As grandes operadoras do país, como Vivo, Tim, Claro, Oi e Nextel, além de serviços de banda larga, correspondem a cerca de 255 milhões de linhas, e todas já confirmaram o bloqueio. Porém a restrição não foi solicitada a operadoras menores, como a Algar, que é responsável por cerca de 1,7 milhão de usuários; a Sercomtel, com 226 mil clientes; e a Porto Seguro Conecta, que conta com 80 mil linhas. 

Além dos usuários dessas operadoras menores, algumas empresas utilizam endereços de outros países para o acesso à rede. Assim, ao utilizar a conexão via Wi-Fi empresarial, essas pessoas têm acesso liberado ao aplicativo, da mesma forma que usuários estrangeiros.

O bloqueio tem previsão de duração de três dias, e foi determinado pelo juiz Marcel Montalvão para a investigação de grupos organizados de tráfico de drogas no município de Lagarto, no Sergipe. O objetivo é a quebra de sigilo das mensagens compartilhadas no aplicativo. 

Os usuários têm relatado insatisfação com a determinação, já que muitos dependem do serviço para trabalho e para a comunicação. De acordo com o WhatsApp, "Depois de cooperar com toda a extensão da nossa capacidade com os tribunais brasileiros, estamos desapontados que um juiz de Sergipe decidiu mais uma vez ordenar o bloqueio de WhatsApp no Brasil. Esta decisão pune mais de 100 milhões de brasileiros que dependem do nosso serviço para se comunicar, administrar os seus negócios e muito mais, para nos forçar a entregar informações que afirmamos repetidamente que nós não temos".

Fonte: Uol

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome