Os melhores aplicativos para proteger o seu Android

Por William Nascimento RSS | em 24.04.2016 às 16h40

Android

A segurança digital nunca foi tão importante como nos dias atuais. Os smartphones e tablets armazenam diversas informações pessoais e confidenciais que estão expostas, caso o usuário não tenha boas práticas de prevenção contra malwares e descarte o uso de aplicativos de proteção. Especialistas afirmam que os dispositivos móveis equipados com o sistema operacional do Google, o Android, são mais vulneráveis a ataques do que outros sistemas como iOS, Windows Phone e BlackBerry OS.

Por isso, é recomendado que os usuários de smartphones Android utilizem algum aplicativo que mantenha seu aparelho mais seguro contra ataques e vírus. Pensando nas melhores indicações, elaboramos uma lista de aplicativos que prometem proteger de verdade seu dispositivo Android. Confira:

CM Security Antivirus

O CM Security é um dos aplicativos mais populares para Android. Ele tem mais de 16 milhões de avaliações e uma média de 4,7 estrelas na Play Store. É um dos apps de segurança mais importantes com quase meio bilhão de downloads no mundo todo. Além disso, ele funciona bem com a maioria dos smartphones, em várias versões do Android.

Suas características podem ser dividias em duas partes: antivírus e funcionalidade "AppLock". A proteção antivírus permite procurar por hotspots Wi-Fi maliciosos, corrigir vulnerabilidades do sistema, escanear novas aplicações, além de arquivos e sites. O desenvolvedor do aplicativo afirma que o CM Security é capaz de verificar o sistema completo 500% mais rápido do que seus rivais. Ele também possui ótimas ferramentas anti-phishing, com análise em tempo real de URLs.

Já a função "AppLock" permite bloquear aplicações de maneira individual para manter dados a salvo de olhares indiscretos. Ele também é capaz de bloquear chamadas indesejadas, entre outras funções. O CM Security Antivirus é gratuito.

Avast! Mobile Security

Com a marca de um dos antivirus mais utilizados em computadores em todo o mundo, o aplicativo gratuito é um dos grandes rivais do CM Security. Ele promete proteção ampla contra diversas ameaças aos dispositivos Android. O Avast! Mobile Security é capaz de escanear e remover vírus e malwares, identificar cavalo de troia, gerenciar permissão de aplicativos, bloquear chamadas, entre outras funções. De acordo com a AV Test, o aplicativo é capaz de detectar 99,2% dos malwares recentes para Android.

Uma de suas principais características é um recurso antirroubo. Por meio da funcionalidade é possível controlar seu dispositivo via SMS, bloquear remotamente o dispositivo, limpar dados importantes, impedir a função depuração USB e soar um alarme.

NoRoot Firewall

NoRoot Firewall

O NoRoot Firewall é um aplicativo destinado a firewall. Ele funciona através da criação de uma rede privada virtual (VPN) onde trafega os dados dos aplicativos instalados no smartphone. Com ele é possível dar controle completo e individual para cada um dos aplicativos. É possível configurá-lo para que aplicativos específicos não tenham acesso à internet a menos que você autorize, o que pode economizar dados preciosos de sua conexão.

Quando um aplicativo tentar acessar a internet, o usuário receberá uma notificação para permitir ou negar o acesso. Ele também permite que o usuário escolha que tipo de conexão ele quer que o aplicativo acesse: Wi-Fi, rede móvel ou ambas. Com o NoRoot Firewall é possível criar filtros baseados em endereços de IP, nomes de host e nomes de domínios.

AFWall+

AFWall+

O AFWall+ exige que o aparelho tenha root, caso contrário não irá funcionar. Caso seu dispositivo já tenha passado por este processo, ele é uma alternativa mais eficaz para firewall do que o NoRoot Firewall. Ele funciona em IPv6, tem controle de VPN, controle de LAN e possui um padrão de bloqueio para proteger os aplicativos instalados no smartphone. Ele também oferece as mesmas características do NoRoot Firewall no que se refere a tipo de conexão, endereços de IP, nomes de host, entre outras. O aplicativo é gratuito.

Kaspersky Internet Security

Este aplicativo também possui a marca bem conhecida no mercado de PCs. O aplicativo da Kaspersky para aparelhos Android é gratuito, mas há funções mais eficientes que são liberadas na versão premium. Na versão paga há recursos anti-phishing que prometem proteção redobrada para seu dispositivo. O app oferece proteção em tempo real contra phishing e também verifica mensagens de texto, mensagens no WhatsApp e e-mails com links suspeitos.

A versão premium também destrava controles de privacidade e proteção na nuvem, enquanto a versão gratuita possui antivírus, ferramentas antirroubo e filtro de chamadas.

Malwarebytes Anti-Malware

O Malwarebytes Anti-Malware promete proteger o dispositivo contra aplicativos infectados, malwares de diversos tipos e espionagem não autorizada. Muitas funções existentes no aplicativo são as mesmas da versão para PC. O app detecta e elimina malwares, incluindo spyware e cavalo de Troia, realiza uma varredura de códigos maliciosos e programas potencialmente indesejados, além de monitorar aplicativos de rastreamento de localização.

Ele também promete verificar constantemente quais os aplicativos que têm acesso aos seus dados e o que eles estão compartilhando com terceiros. O Malwarebytes Anti-Malware é gratuito.

Há ainda outras alternativas além dos aplicativos listados para proteger seu smartphone contra possíveis códigos maliciosos. AVG, 360 Security e Lookout são ótimas opções para os que querem se proteger contra malwares e outros invasores.

Via Make Use Of

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome