Ford lança iniciativa para melhorar apps de caronas

Por Redação | em 09.08.2016 às 14h35

Taxis do Rio de Janeiro

Enquanto no Brasil os aplicativos de caronas pagas – e até mesmo os de táxi – lutam contra a resistência de motoristas tradicionais, a Ford está apoiando justamente esse segmento no mercado internacional. A montadora lançou nesta semana o Code 4 Cabs, uma iniciativa focada no Marrocos que promete resolver os problemas do transporte urbano por lá e otimizar a frota de carros de praça e outros veículos disponíveis para chamadas.

Com inscrições abertas até o dia 4 de outubro, o programa vai premiar o projeto vencedor com US$ 30 mil, além de apoio da própria Ford no lançamento da solução. Os aplicativos e soluções serão avaliados em critérios como usabilidade, precisão da localização, diversidade, estabilidade do software e manutenção de seus servidores, que devem estar sempre funcionando e suportando uma grande carga de usuários.

Prêmios adicionais de US$ 3 mil também serão dados para quem apresentar soluções para problemas específicos, como uma identificação correta de carros em movimento (indicando se eles estão vazios, retornando ao ponto, ou ainda com passageiros no interior, por exemplo). Além disso, a empresa deseja ver sistemas que permitam que os usuários escolham amigos para compartilhar uma corrida e plataformas exclusivas para mulheres, com divisão de carros exclusivamente entre elas e alternativas para garantir a segurança contra assédio e abuso.

O objetivo da Ford é resolver um problema cultural do mercado de transportes marroquino. Para reduzir o trânsito e o consumo de combustíveis, os carros de praça do país apenas saem em viagem quando estão com sua lotação máxima, de três passageiros, preenchida. Isso resulta em problemas como atrasos para os usuários e diversos veículos ociosos, que ficam aguardando no ponto até que mais pessoas decidam utilizá-los. A dinâmica também incorre em custos maiores e corridas mais longas para os motoristas.

Foi pensando em uma solução para essa questão que a Ford lançou o Code 4 Cabs. A iniciativa também faz parte de um objetivo maior da empresa, que deseja ser líder em conectividade e experiência de consumidor. Ela deseja fazer isso por meio da análise de dados, e a situação do Marrocos, bem como as soluções encontradas pelos desenvolvedores, devem ajudar a montadora a entender melhor o comportamento dos usuários de carros compartilhados, com alternativas que possam ser aplicadas também em outras regiões.

Os vencedores do Code 4 Cabs serão conhecidos no final do mês de outubro. As soluções vencedoras farão parte do programa Ford Smart Mobility, focado na pesquisa de carros conectados e também em sistemas de direção autônoma.

Fonte: Convergência Digital

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome